Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você sabia que alguns alimentos podem causar gases? Saiba como evitar!

Soltar pum é normal, mas você pode amenizar o problema evitando alguns alimentos e adotando práticas mais saudáveis

Viva a Vida|Renato Fontes, do R7 Conteúdo e Marca

Conheça alguns dos alimentos que causadores de gases
Conheça alguns dos alimentos que causadores de gases Conheça alguns dos alimentos que causadores de gases (Divulgação/Freepik)

Quem nunca sofreu com desconforto e gases depois de uma refeição? Dependendo do alimento consumido, essa sensação pode se intensificar. Acredita-se que uma pessoa adulta possa soltar até 20 puns por dia.

Segundo a SBMDN (Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva e Neurogastroenterologia), todos nós produzimos gases intestinais regularmente e, quando em excesso, devem ser eliminados.

De forma simples, esses gases são resultantes de um processo biológico natural, chamado fermentação intestinal, que ocorre durante a digestão, ou da quantidade de ar engolido no momento da refeição.

Esses gases se acumulam no estômago e são eliminados através da eructação (arroto). Quando isso não acontece, são transportados até o intestino delgado onde são parcialmente absorvidos e o restante se dirige ao intestino grosso, sendo eliminados através do ânus na forma de flatos, explica a entidade.

Publicidade

Alguns grupos de alimentos são mais fermentáveis e, consequentemente, estão relacionados ao aumento dos gases, de acordo com a SBMDN. Você fica sabendo abaixo!

Alimentos que mais causam gases

Publicidade

● Leguminosas (feijão, grão de bico, lentilha)

● Vegetais crucíferos (repolho, couve-flor, brócolis, alcachofra)

Publicidade

● Lactose (açúcar do leite)

● Amido (batata, cereais, trigo)

● Sorbitol e frutose (carboidratos contidos naturalmente em diversos alimentos e muito usados como adoçantes em produtos industrializados)

● Fibras (carboidratos não digeríveis e que podem sofrer fermentação pelas bactérias intestinais)

Como aliviar os gases?

Algumas ações no seu dia a dia podem ajudar a reduzir os gases. Confira quais são:

● Adote uma alimentação saudável

● Coma devagar e sem falar para evitar a ingestão de ar em excesso (aerofagia)

● Mastigue bem os alimentos

● Pratique atividade física

● Beba bastante água

● Não ingira líquidos durante as refeições

Além disso, também existem medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas do acúmulo de gases, como Luftal. Ele age rápido em 10 minutos* aliviando a dor e estufamento causados pelos gases. Luftal desfaz os gases ainda na barriga, evitando constransgimento e barulho

Luftal é seguro**, já que não é absorvido e não sofre metabolismo no corpo. Além de ser eficaz*** para aliviar os sintomas associados à flatulência e à distensão abdominal causadas pela presença de gases no trato gastrointestinal.

Você encontra Luftal nas farmácias nos seguintes formatos: Líquido Adultos (15ml e 30ml), Gel (10, 20 e 30 cápsulas), Comprimidos (20 comprimidos) e também em Líquido Infantil (15ml e 30ml) para bebês a partir de 28 dias de vida.

Chega de sofrer com gases, antigases é Luftal. Não se engane, só Luftal é Luftal!.

*Bula do produto

**Simethicone. TOXNET – Toxicology Data Network. National Library of Medicine.

***1. Becker et al. Clin Ther, 1988; 2. Khoshnevisasl et al. J Res Med Sci, 2022

LUFTAL® (simeticona) e LUFTAL® GEL CAPS (simeticona) MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC ANVISA Nº 576/2021. AFE nº 1.00.639-8. Indicado para pacientes com excesso de gases no aparelho digestivo. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. (Março/2024) https://www.sbmdn.org.br/doencas-relacionadas/gases-intestinais/

e https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/flatulencia-em-excesso-pode-indicar-problema-de-saude

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.