Beleza Skinification: aprenda a fazer uma rotina de cuidados para o couro cabeludo

Skinification: aprenda a fazer uma rotina de cuidados para o couro cabeludo

Especialista compartilha quatro dicas para seguir a agenda de tratamentos, que traz proposta semelhante ao skincare para a pele do rosto

  • Beleza | Do R7

Rotina faz com que os cabelos permaneçam mais fortes e saudáveis

Rotina faz com que os cabelos permaneçam mais fortes e saudáveis

Freepik

Skinification é um termo relacionado à tendência de incorporar ingredientes e cuidados com a pele em produtos que, tradicionalmente, não possuem ativos, como itens para cabelo, por exemplo. Muitas pessoas esquecem que quando o assunto é couro cabeludo também estamos falando de pele e, por isso, manter os cuidados em dia é essencial. O tratamento faz com que os cabelos permaneçam mais fortes e saudáveis, além de deixar a região mais saudável.

A tricologista Viviane Coutinho — especialista no cuidado de cabelos e pelos, e docente da ABT (Academia Brasileira de Tricologia) — explica que não se trata apenas de lavar o cabelo durante o banho. Ter uma rotina de cuidados demanda atenção e uso produtos específicos, assim como acontece com a pele do rosto.

“Lavar o cabelo no banho já é parte da rotina de quase todo mundo, mas o nosso couro cabeludo necessita de um pouco mais de cuidado. Recomenda-se usar os produtos ideais, esfoliar, hidratar… Costumo dizer que a saúde dos fios vem de dentro para fora na mesma intensidade que vem de fora para dentro. O cuidado precisa ser equilibrado e 360°”, explica Viviane.

Esse é um cuidado que só tende a beneficiar a saúde capilar, mantendo a vitalidade dos fios. A seguir, confira quatro dicas da tricologista e cuide dos cabelos hoje mesmo!

Esfolie!

"Quem ainda não realizou esfoliação no couro cabeludo, precisa começar! Como qualquer parte da pele, essa é uma região que acumula células mortas e isso pode contribuir para surgir problemas, como dermatite, por exemplo", alerta a especialista. Viviane também dá o passo a passo do processo: “Umedeça a área, use um esfoliante e deixe agir por alguns minutos antes de entrar no banho”, explica.

Importante falar que esta etapa é contraindicada para quem está com algum tipo de ferida na região, ok?

O cuidado detalhado e constante é a chave para um resultado eficaz

O cuidado detalhado e constante é a chave para um resultado eficaz

Freepik

Limpeza correta

Viviane reforça que é fundamental usar os produtos ideais para o seu tipo de cabelo e lavar as regiões de maneira diferente: “Para começar esse processo da maneira correta, é preciso conhecer qual é seu tipo de cabelo, pois só assim será possível acertar na escolha do produto".

Com essa etapa finalizada, na hora da lavagem é importante que o shampoo seja aplicado somente no couro cabeludo, e que os fios sejam lavados apenas com aquela espuma que escorre por eles. "Depois, deve-se passar o condicionador somente no comprimento e nas pontas. Importante fazer isso sem friccionar para não haver quebras”, complementa.

Capriche na hidratação

Nesta etapa, escolha produtos ricos em componentes hidratantes, faça uma hidratação potente e que seja capaz de selar as cutículas capilares. "Aplique o produto da metade dos fios até as pontas, sem contato com o couro cabeludo", ensina Viviane.

Proteção? Sim!

Conhece protetor solar para o cabelo? Viviane reforça a importância dele para a saúde capilar: “Muitos pacientes nem sabem da sua existência, mas é altamente recomendado, pois protege os fios dos raios solares e, assim como no corpo, precisa ser reaplicado caso tenha contato com água ou suor. Atualmente, já existem diversas opções em spray ou loção”, finaliza.

Veja também: Famosas que assumiram os cabelos brancos sem medo de mostrar sinais de envelhecimento

Últimas