Cuidados com a pele do rosto no verão

Quem sofre com pele oleosa sabe que é nessa estação mais quente do ano que os cuidados devem ser redobrados

Asepxia recomenda lavar rosto duas vezes ao dia com sabonete de limpeza profunda

Asepxia recomenda lavar rosto duas vezes ao dia com sabonete de limpeza profunda

Reprodução/Asepxia

O Verão em 2021 começa em 21 de dezembro. Quem sofre com pele oleosa sabe que é nessa estação mais quente do ano que os cuidados devem ser redobrados para evitar cravos, espinhas e brilho excessivo. Se você faz parte desse time, mas não sabe como agir, saiba que pequenas mudanças na rotina e uso de produtos Asepxia podem fazer toda a diferença para uma pele sempre limpa, seca e saudável durante os dias mais quentes.

Causas para pele oleosa
De acordo com a SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo), a pele oleosa pode ser o resultado da combinação de quatro fatores, que podem agir juntos ou de forma isolada. São eles:

1 - Excesso de produção de sebo: quando há excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas do rosto, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
2 - Genética: cada indivíduo tem sua produção de sebo genética
3 - Meio ambiente: ambientes ou regiões com altas temperaturas também contribuem para o aumento da oleosidade da pele.
4 - Comportamento: o uso excessivo de maquiagens e cosméticos, assim como a prática de atividades físicas, alimentação e alguns medicamentos também favorecem uma pele oleosa.

Passo a passo para limpar sua pele
Com base nas recomendações do Ministério da Saúde, vamos te explicar alguns cuidados essenciais e dar dicas que vão te ajudar a não sofrer com pele constantemente brilhante ou gordurosa. Veja o passo a passo.

1º passo - Limpeza
Limpe a pele duas vezes ao dia (manhã/noite) com o sabonete adequado para o seu tipo de pele. A limpeza é importante para tirar a maquiagem e excesso de oleosidade. Asepxia tem o sabonete ideal para o seu tipo de pele.

2º passo - Esfoliação
A esfoliação deve ser feita uma vez por semana para remover partículas mortas da pele sem agredí-la. O produto também deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Conheça os esfoliantes Asepxia, especialista em limpeza profunda da pele.

3º passo - Hidratação
Na hora de hidratar use produtos de acordo com o seu tipo de pele. É uma etapa importante no tratamento do rosto.

5 dicas para uma pele facial mais saudável no verão
1 - Atenção aos horários
A exposição ao sol deve acontecer antes das 10h e depois das 16h, pois o sol é menos intenso. Use protetor solar.

2 - Vista roupas adequadas e use acessórios
Use roupa com tecido de algodão e boné ou chapéu, pois bloqueiam a maior parte da radiação UV. Não esqueça também os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos. No caso da praia, use guarda-sol ou barraca de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação solar.

3 - Beba bastante água
O forte calor desidrata e resseca a pele. Portanto, lembre-se de beber bastante água nesses dias para o corpo funcionar melhor, prevenir doenças e deixar a pele mais bonita. Segundo a SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo), para saber o volume certo de água para consumir, basta multiplicar o peso corporal por 0,03. Logo, se uma pessoa pesa 70 quilos, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. Suco de frutas e água de coco também são recomendados para hidratação da pele.

4 - Consuma alimentos saudáveis
Durante o verão, a alimentação deve ser colorida e composta por frutas, verduras, legumes e carnes. Quanto mais cores no prato, mais rica em nutrientes será a refeição. Cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba são exemplos de alimentos que vão ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, pois são ricos em carotenóides, substância antioxidante e que mantém a pele saudável. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha. Se possível, consuma diariamente alimentos com essas cores, principalmente após a exposição solar.

5 - Evite banhos quentes
Banhos quentes e demorados removem a camada de gordura superficial e natural da pele, deixando-a desprotegida. Por conta disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que a temperatura da água deva ser fria ou morna para evitar o ressecamento. Além disso, a SBD recomenda o uso de sabonete adequado para o tipo de pele, mas sem excesso.

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o portal R7. Conheça os produtos da marca ao clicar aqui!

Fontes consultadas:

SBD-RESP [internet]. Acesso em: setembro, 2021
Ministério da Saúde [internet]. Acesso em: setembro, 2021
Sociedade Brasileira de Dermatologia [internet]. Acesso em: setembro, 2021

Últimas