De bem com a pele com Asepxia Pele oleosa ou acneica: cuidados específicos e produtos que podem te ajudar

Pele oleosa ou acneica: cuidados específicos e produtos que podem te ajudar

Dermatologista explica que pele acneica não é sinônimo de oleosa, mas ambos os casos exigem atenção especial

Asepxia conta com produtos específicos para pele acneica e oleosa

Asepxia conta com produtos específicos para pele acneica e oleosa

G Point Studio/Freepik

Cuidar da pele já é uma obrigação diária. Quem sofre com acne ou pele oleosa, esses cuidados devem ser redobrados. Afinal, a falta de uma rotina de skincare favorece o surgimento de cravos, espinhas e aquele aspecto gorduroso e indesejado no rosto.

De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), espinhas e cravos surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. É comum na adolescência, mas adultos, principalmente as mulheres, também podem sofrer com pele oleosa ou com as desagradáveis acnes.

Há diversos fatores que deixam a pele oleosa, como: desequilíbrio hormonal, herança genética, consumo de alimentos gordurosos, falta de hidratação, banho muito quente e falta de higiene na pele ou excesso de lavagem.

Para entender melhor o assunto, o De Bem Com a Pele com Asepxia conversou com a médica dermatologista *Ana Carolina Peters Nogueira. Continue a leitura.

Quais são as características de uma pele acneica?
De acordo com a dermatologista, ela pode ser classificada de duas formas:

Acne não inflamatória: em que as lesões são os comedos abertos, conhecidos como “cravos pretos”, e comedos fechados, os “cravos brancos”.

Acne inflamatória: os comedos evoluem para lesões com inflamação, com ou sem pus. Nos casos mais graves evoluem para nódulos ou cistos, que podem deixar cicatrizes.

Não apenas essas lesões mais graves podem deixar cicatrizes, mas os cravos mais profundos podem deixar cicatrizes pontuais. Ou seja, a acne leve também pode deixar suas marcas.

Quem tem pele oleosa necessariamente desenvolve acne?
Pele oleosa não é sinônimo de acne. A atividade da glândula sebácea é determinada por vários fatores, como hormonal, genético, ambiental. Quem tem acne apresenta uma pele mais oleosa, mas uma pele oleosa não é necessariamente acnéica, explica a dermatologista.

Como prevenir a pele acneica?
Quem tem familiares com acne deve estar atento à possibilidade de desenvolvê-la e iniciar o tratamento precoce. Quem não tem, mas desenvolve acne, também deve tratar o mais rápido possível para evitar as cicatrizes e lesões desfigurantes que a acne pode causar. Além disso, a dieta com alimentos de baixo índice glicêmico entra como parte do tratamento.

Como cuidar da pele oleosa e acneica?
Deve seguir uma rotina de cuidados de acordo com a necessidade dessa pele. Essa rotina inclui cuidados básicos com sabonete, hidratante e filtro solar adequado para a pele acnéica e também tratamento específico de acordo com a gravidade dessa acne. Os agentes tópicos (de passar na pele) não podem causar ressecamento e irritação, o que pode piorar o quadro.

Sabonete específico para a pele colabora para uma pele mais saudável?
O uso de sabonetes específicos auxilia no tratamento da acne, no controle da oleosidade e no balanço da hidratação. Eles não devem deixar a pele ressecada, com a sensação de “repuxamento” e, de preferência, que reduzam a oleosidade habitual de cada pessoa.

Um agente que não cumpre esses requisitos pode prejudicar a barreira cutânea e piorar a acne. No caso das gestantes, é importante procurar auxílio de um dermatologista para saber quais produtos usar durante a gestação, inclusive dos sabonetes.

Quais outros produtos para pele do rosto podem ser usados para amenizar ou eliminar o problema?
Existem medicamentos retinóides e seus derivados, antibióticos tópicos e ácidos que podem ser usados diariamente. Às vezes, o tratamento tópico é feito em conjunto com o tratamento oral.

Cada caso é melhor avaliado em consulta médica e o tratamento deve seguir uma rotina de acompanhamento, pois é um problema crônico e, dependendo do tempo de tratamento, do clima, entre outras condições, os agentes tópicos devem ser mudados, inclusive os da rotina básica, como sabonetes, hidratantes e filtros solares. Por isso, consulte sempre um médico.

Produtos Asepxia

Asepxia tem uma linha completa de produtos desenvolvida especialmente para quem sofre com pele oleosa. Os sabonetes, por exemplo, limpam os poros, reduzem o excesso de oleosidade, removem células mortas e combatem cravos e espinhas. Você encontra nas versões em barra, líquido e esfoliante. Clique aqui e confira!

Essas dicas são um oferecimento de Asepxia em parceria com o Portal R7.

Fontes consultadas:
SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia: [internet]. Acesso em: outubro, 2021
Dra. Ana Carolina Peters Nogueira, médica dermatologista (CRM-PR 28930/RQE 27747). Entrevistada em: outubro, 2021

Últimas