Beleza Lavar o cabelo na pia faz mal? Especialistas comentam truque de beleza de Karoline Lima

Lavar o cabelo na pia faz mal? Especialistas comentam truque de beleza de Karoline Lima

Hair stylists ouvidos pela reportagem reforçaram que o principal é fazer a limpeza correta e completa dos fios

  • Beleza | Do R7

Karoline Lima lavou cabelo na pia; truque de beleza é saudável?

Karoline Lima lavou cabelo na pia; truque de beleza é saudável?

Fotos de Reprodução/Instagram

Karoline Lima surpreendeu os internautas e virou assunto na internet depois de aparecer lavando o cabelo na pia do banheiro do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A influenciadora explicou, nas redes sociais, que estava sem tempo entre um voo e outro e queria chegar no compromisso final com o cabelo limpo.

O truque de beleza de Karoline — que também já foi usado por ninguém menos do que Gisele Bündchen — viralizou e dividiu opiniões entre os internautas. Diante da repercussão do assunto, o R7 conversou com especialistas para entender se a lavagem do cabelo fora do banho no chuveiro é saudável.

"Não é prejudicial aos fios, porque não deixa de ser a mesma água do chuveiro. Então, não tem problema lavar o cabelo na pia", afirma o hair stylist Du Nunes, proprietário do D'Concept, antes de fazer uma ressalva.

"Mas é muito importante ter a consciência de que ao lavar o cabelo na pia, você vai precisar enxaguar os fios muito bem, para não ter excesso de produto. Pela posição da cabeça, a pessoa acaba ficando muito cansada, por isso, geralmente, deixa excesso de produto no cabelo, e isso não faz bem. Então, se for lavar na pia, tem que enxaguar bem."

Luigi Moretto, hair stylist de São Paulo, explica que o ideal é utilizar um chuveiro que tenha um filtro contra cloro e metais pesados, que, segundo ele, já estão disponíveis no mercado. Além disso, o especialista diz que o principal é fazer a higienização completa dos fios.

"Não importa se a pessoa vai lavar o cabelo no tanque, na pia, ou no chuveiro. O ideal é sempre fazer uma lavagem adequada do couro cabeludo, esfregando bem o couro, usando o shampoo específico para cada tipo de cabelo e tirar todo o excesso de produto", ensina.

Um dos pontos positivos de lavar o cabelo na pia, ainda segundo os especialistas, é a água fria. "Ela faz com que a raiz não fique oleosa, é ótima para a oxigenação do couro cabeludo", esclarece Du Nunes. "A água quente abre as cutículas do cabelo e água fria fecha, consequentemente, dá mais brilho aos fios", acrescenta Luigi.

Além disso, os profissionais comentam que apesar de ser um bom aliado nos dias mais corridos, o shampoo a seco não é substituto da lavagem e deve ser usado em raras exceções. 

"O shampoo a seco é um paliativo, não faz higiene do cabelo, e, sim, uma maquiagem. Ele vai maquiar dando a impressão que está limpo, mas não está. E o uso em excesso pode dar resíduos. Não tem problema usar o shampoo a seco, o que não pode é virar rotina", explica Luigi. "Ele é um 'quebra-galho' para você que está indo a algum evento, etc... Mas é importante estar consciente de que não é para substituir o shampoo comum. O ideal é sempre lavar o cabelo", completa Du Nunes.

Por fim, os hair stylists não recomendam o uso do talco para disfarçar a oleosidade e melhorar o aspecto do cabelo quando não der tempo de lavar: "Não é um produto feito para ser usado no cabelo, não tem substâncias para o couro cabeludo".

Últimas