Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Movember' estimula homens a ficarem bigodudos por um mês 

Movimento é uma forma de chamar a atenção para questões de saúde masculina, como câncer de próstata. Veja 15 curiosidades sobre bigodes

Beleza|Deborah Bresser, do R7

Uma ideia que começou em em 2003 em Melbourne, na Austrália, se transformou em uma das mais sucedidas campanhas em prol da saúde masculina: o "Movember", campanha de um mês para que os homens deixem de depilar os pelos do rosto. O objetivo é arrecadar dinheiro e conscientização sobre questões como câncer de próstata, câncer testicular e problemas de saúde mental, como depressão e suicídio.

No primeiro desafio Movember, um grupo de 30 amigos australianos (auto-proclamados "Mo Bros") desafiou um ao outro a deixar o bigode crescer por um mês, simplesmente para ver se eles poderiam trazer o estilo de volta.

Surpresos com o sucesso feito por seus bigodes, os fundadores decidiram vincular o desafio a uma causa digna, porém negligenciada — a saúde dos homens — e a Movember Foundation nasceu.

Hoje, o Projeto Movember atrai participantes internacionais da América, Europa, África do Sul, Canadá, Nova Zelândia, China e muito mais.

Publicidade

Desde o seu início humilde com apenas 30 participantes, houve mais de 5,2 milhões de participantes no Movember em 2017, e foram arrecadados US $ 710 milhões.

Nos últimos 13 anos, 1.200 projetos de saúde para homens foram financiados com doações recorde.

Publicidade

Saúde masculina em foco

A campanha Movember também pretende aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e também no câncer de testículo, além de questões de saúde mental, como depressão e prevenção do suicídio.

As taxas de câncer de testículo duplicaram nos últimos 50 anos, as taxas de câncer de próstata vão fazer o mesmo nos próximos 15, e 500.000 homens tiram a própria vida a cada ano, segundo a Fox News. Há um estigma e um silêncio generalizados em torno desses três problemas de saúde, mas a Movember está mudando este cenário.

Publicidade
Um desafio entre amigos virou uma campanha mundial
Um desafio entre amigos virou uma campanha mundial Um desafio entre amigos virou uma campanha mundial

Para participar do Movember é simples: basta deixar o bigode crescer durane o mês de novembro. A fundação propõe que se inicie o máximo de conversas sobre a saúde masculina e arrecade dinheiro para a organização sem fins lucrativos.

Alguns desafiantes pedem a amigos e parentes que doem um dólar todos os dias para que cresçam, outros fazem lances sobre qual cor deixar o bigode, e muitos simplesmente doam o dinheiro que gastariam para raspar a barba no mês. 

As opções para angariar fundos podem ser muito criativas, mas o principal objetivo é quebrar o silêncio e o estigma que cercam a saúde dos homens em escala global.

Para começar e celebrar o início do Movember, confira 15 fatos sobre os bigodes.

1. O rei dos corações é o único rei em um baralho de cartas sem bigode.

2. O homem comum passa seis meses de sua vida raspando e fazendo bigode (supondo que ele comece por volta dos 15 anos e viva por volta de 75 anos.

3. Em Eureka, Nevada, nos Estados Unidos, é ilegal que homens com bigodes beijem mulheres.

4. Às vezes, a polícia do estado de Madhya Pradesh, na Índia, recebe bônus para aumentar seus bigodes porque acreditam que eles aumentem o respeito pelos profissionais.

5. Nobres da era vitoriana comiam sopa com "colheres de bigode" especiais, equipadas com pequenas barreiras para proteger seus bigodes, de acordo com a uselessdaily.com.

O rei de Copas é o único que não tem bigode
O rei de Copas é o único que não tem bigode O rei de Copas é o único que não tem bigode

6. Em 1967, os Beatles incluíram bigodes de papelão em seu álbum, o Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, porque os membros da banda exibiam bigodes na capa.

7. O primeiro artefato histórico que descreve um bigode remonta a 300 a.C. e mostra um cavaleiro iraniano com um bigode grosso e preto.

8. Um estudo realizado pela Universidade de Southern Queensland, na Austrália, descobriu que os pelos faciais podem proteger a pele e prevenir o câncer de pele, desviando 90% a 95% dos raios UV prejudiciais.

9. Há entre 10.000 e 20.000 cabelos no rosto de um homem e o bigode médio tem 600.

10. De acordo com o Guinness World Records, Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo, medindo 14 metros de comprimento. Ele deixou o bigode crescer desde 1982, depois que um amigo com um bigode de dois metros de comprimento o desafiou.

Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo do mundo
Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo do mundo Ram Singh Chauhan detém o recorde de bigode mais longo do mundo

11. Os bigodes são capazes de absorver 20% do seu próprio peso em líquido, o que os torna muito úteis em caso de derrame.

12. O homem comum tocará seu bigode umas 750 vezes por dia, com média de 31,25 vezes por hora.

13. Alexandre, o Grande, fez todos os seus soldados rasparem os bigodes antes da batalha de Ardela.

14. O Campeonato Mundial de Barba e Bigode acontece anualmente desde 1990, e Anchorage, no Alasca, enviou um número recorde de participantes.

15. Albert Einstein não foi visto sem o bigode por mais de 50 anos.

Einstein usou bigode por mais de 50 anos
Einstein usou bigode por mais de 50 anos Einstein usou bigode por mais de 50 anos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.