Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vilão da Páscoa? Mitos e verdades sobre efeitos do chocolate na pele

Especialistas explicam relação entre o doce e a saúde e revelam se ele é de fato inimigo de uma pele bonita e saudável

Beleza|Do R7

Chocolate pode ser benéfico se consumido com moderação
Chocolate pode ser benéfico se consumido com moderação Chocolate pode ser benéfico se consumido com moderação

Às vésperas do feriado da Páscoa, quando o consumo de chocolate aumenta, surgem muitas dúvidas sobre o doce. No senso comum, existe a ideia de que ele é um vilão para a saúde da pele e piora a acne. Mas será verdade? O R7 ouviu especialistas no assunto para tirar as dúvidas de quem pretende se acabar no chocolate nos próximos dias. 

Isadora Rosan, dermatologista pela USP e no Hospital Albert Einstein, afirma que o chocolate pode sim ter impacto na piora da acne, mas não é o verdadeiro culpado.

"Alimentos com alto índice glicêmico, como doces e frituras, podem estimular hormônios que pioram a acne. Além disso, existem casos que pioram com a ingestão de leite e derivados. O chocolate une os dois fatores: alto índice glicêmico e leite", esclarece a especialista.

Patrícia Friço, médica dermatologista, complementa o raciocínio e explica como o chocolate pode estimular o aparecimento de espinhas na pele. 

Publicidade

"Por ter uma quantidade elevada de açúcar, o efeito do chocolate na pele é o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que, consequentemente, pode potencializar o surgimento ou agravamento de um quadro de acne. Essa pode ser uma das razões do porquê chocolate dá espinha. Além disso, a glicose chega ao sangue mais rapidamente, estimulando um pico de insulina que leva o açúcar para a célula aceleradamente."

As especialistas alertam para cuidados especiais com a pele oleosa, que já tem maior tendência à acne. "Todo o processo começa na produção de sebo. Evitar 100% não é necessário, basta consumir com moderação", ensina Isadora. "Uma das orientações é que atendam a dieta, que deve ser restritiva em gorduras e açúcares", complementa a médica especializada na área estética Fernanda Nichelle.

Publicidade

Chocolate: amigo ou inimigo?

Apesar das considerações, as profissionais negam que o chocolate seja prejudicial e vilão para quem deseja ter uma pele saudável e bonita. "O chocolate não é inimigo, pelo contrário. Ele contém cacau que é um antioxidante e ajuda a pele a ficar livre de radicais livres. Os inimigos da pele são as gorduras em excesso e açúcares", afirma Fernanda.

"O chocolate ocupa o primeiro lugar no ranking de qualidade de antioxidantes (ORAC), pois é rico em alguns minerais essenciais (como potássio, magnésio e cobre) e em polifenóis. Ou seja, ele pode trazer muitos benefícios para a pele e para a saúde, como a prevenção de envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares", explica Patrícia.

Publicidade

Diante de tantas opções e dos mais variados chocolates disponíveis no mercado, se a escolha for bem feita, é possível evitar o aparecimento das tão temidas acnes, pois há alguns tipos menos agressivos e prejudiciais para a pele.

"Ótimas opções são os chocolates com mais porcentagem de cacau, e os meio amargos", lista Isadora. "Evitar chocolates brancos, que podem fazer mal à pele e à saúde, porque têm alto teor de gordura hidrogenada e não têm cacau, e sim manteiga de cacau, e evitar chocolates muito doces", acrescenta Fernanda.

Por fim, as especialistas reforçam que quadros acneicos podem não ser necessariamente provocados por chocolate ou uma dieta pobre em alimentos saudáveis, mas, sim, causados por fatores genéticos. Por isso, consulte sempre um médico ou dermatologista de confiança.

.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.