Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Autoestima: elogiar faz bem para aceitação, diz especialista

No Dia Mundial do Elogio, especialistas defendem que reconhecer qualidades no outro também pode ser uma forma de aceitação

Bem Estar|Do R7

Elogiar também pode ser atitude de autocuidado, explica especialista
Elogiar também pode ser atitude de autocuidado, explica especialista Elogiar também pode ser atitude de autocuidado, explica especialista

Se você já sentiu aquele clima baixo astral ao se deparar com "vidas perfeitas" nas redes sociais, pode ser que esteja precisando reconhecer ativamente as qualidades dos outros — e as próprias. No Dia Mundial do Elogio, a psicanalista Valéria Amodio diz que enfatizar o que há de bom nas pessoas que fazem parte do seu círculo também pode ser um ato de autocuidado. 

"Vivemos em uma cultura degenerativa em que o outro é o concorrente e inimigo certo", explica a psicanalista clínica. "Então, quando vemos pessoas divulgando felicidade nas redes, nosso olhar é de concorrência e exclusão. Para mudar esse sentimento, é preciso perceber que somos conectados e conseguimos ver o bem no outro"

Influenciadoras celebraram data para falar de aceitação

Para incentivar o elogio como uma forma de autocuidado, influenciadoras como Alexandra Gurgel, Maíra Medeiros e Ana Paula Xongani criaram uma rede de elogios no ambiente online com a hashtag #DiadoElogio. A ação é parte do projeto Dove Pela Autoestima em parceria com a Rappi. 

"Sabemos que a autoaceitação é uma busca diária e acreditamos que a beleza, que é para todos, deve ser uma fonte de confiança e não de ansiedade", explica Paula Paiva, gerente digital da Dove. "Por isso, é necessário reforçar este ponto constantemente em nossas comunicações”. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.