Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vácuo abdominal: técnica queridinha entre famosas traz resultados além da barriga trincada

Virginia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Maíra Cardi estão entre as celebridades que abusam do tratamento

Bem Estar|Gabrielle Pedro, do R7

Virginia Fonseca, Gracy Barbosa e Maíra Cardi estão entre as famosas que abusam do tratamento
Virginia Fonseca, Gracy Barbosa e Maíra Cardi estão entre as famosas que abusam do tratamento Virginia Fonseca, Gracy Barbosa e Maíra Cardi estão entre as famosas que abusam do tratamento

Além das dietas e dos exercícios físicos, existe uma nova técnica, já utilizada pelas celebridades, que ajuda quem quer conquistar a tão sonhada barriga negativa e trincada: o vacuum abdominal (em português, vácuo abdominal). Virginia Fonseca, Gracyanne Barbosa e Maíra Cardi estão entre as famosas que já aderiram ao método.

A personal trainer e fundadora do programa Oh My Core, Renata Vicentini, explica que esse método consiste na sucção do abdômen para o fortalecimento da musculatura do core (parte central responsável por estabilizar o corpo humano).

"Esse treinamento é uma mistura de técnicas muito antigas (Uddiyana Bhandada Yoga, que tem o objetivo de purificar as vísceras) com os novos estudos da fisioterapia sobre a postura, a respiração e a função do assoalho pélvico. Com o trabalho do vácuo abdominal, conseguimos devolver a funcionalidade do core, ou seja, trabalhamos os músculos das costas, do abdômen e do assoalho pélvico, fazendo com que essa musculatura esteja ativa e preparada para nossa rotina", detalha Renata.

Os benefícios do vácuo também vão além do âmbito estético. A educadora física e especialista em barriga negativa e diástase Verônica Motta, conhecida como Vevefit, conta que a técnica ajuda a tratar diversos problemas de saúde, desde incontinência urinária até crises de ansiedade.

Publicidade

"Um dos benefícios que mais atraem o público é a diminuição de 4 a 12 centímetros da circunferência abdominal em três meses. Além disso, ajuda a tratar e prevenir problemas de incontinência urinária, dores nas costas e cólicas menstruais. Também contribui bastante na saúde sexual, no condicionamento físico, na consciência corporal e na postura. Por se tratar de uma técnica de respiração, ocorre também a diminuição da ansiedade", relata Verônica, autora do livro Barriga negativa, atitude positiva.

As profissionais garantem que o vácuo pode ser realizado em poucos minutos, mas salientam a importância da prática contínua. "Você precisa de apenas cinco minutos diários para ver seus resultados. O ideal é que seja feito em jejum ou duas horas após a refeição. O grande problema é que, por ser tão rápido, muitas pessoas acham que podem pular uma aula ou parar por um tempo. O segredo do sucesso desse método está na constância e na sua disciplina em realizar a prática do vácuo abdominal todos os dias", explica Renata.

Publicidade

Apesar de ser uma atividade rápida e eficiente, Verônica reforça a junção da técnica com a boa alimentação e os exercícios físicos. "Para conseguir o abdômen trincado, precisamos de um equilíbrio perfeito entre dieta, atividade física e trabalho da musculatura profunda do abdômen com o vácuo abdominal."

Por ser um tratamento que trabalha com a apneia (pausa da respiração), Renata e Verônica contraindicam a técnica para gestantes, pessoas com pressão alta e mulheres que tenham colocado ou reinserido o DIU em um prazo menor que 30 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.