Casa e Decoração Veja sete dicas de como fazer um apartamento pequeno parecer mais amplo

Veja sete dicas de como fazer um apartamento pequeno parecer mais amplo

Conselhos podem ser seguidos isoladamente ou usados de maneira combinada. Quanto mais truques incorporados em um ambiente, melhor o resultado

Ambientes integrados parecem ser maiores

Ambientes integrados parecem ser maiores

Divulgação/GrowT

Arquitetura e decoração quando combinadas corretamente podem transformar qualquer ambiente e proporcionar um resultado surpreendente. Já pensou em aumentar aquela sala de estar um pouco apertada só com alguns truques? Para ajudar nessa missão, conversamos com dois arquitetos que deram sete dicas de como fazer um apartamento pequeno parecer maior.

Os conselhos dados podem ser seguidos isoladamente ou usados de maneira combinada. Quanto mais truques incorporados em um ambiente, melhor o resultado. Veja as dicas abaixo:

INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES

Rafael Soares, arquiteto fundador da Célula Arquitetura, diz que a primeira dica é integrar espaços, ou seja, evitar divisões entre ambientes. "Por exemplo, se você tem uma cozinha com área de serviço, não faça uma parede fechada entre os dois, priorize um ambiente totalmente aberto", explica.

Porém, caso queira alguma divisão, "use um material transparente — como vidro —, que vai manter unicidade das áreas."

Outro exemplo é um balcão que pode ser utilizado na cozinha e na sala, servindo para mais de uma função. Essa integração deixa o espaço mais fluído e funcional.

USO DE ESPELHOS

Uso de espelhos aumenta o ambiente

Uso de espelhos aumenta o ambiente

Divulgação/GrowT

Luana Silveira, arquiteta da GrowT, startup focada em projetos de arquitetura e engenharia, começa reforçando a importância do uso de espelhos bem posicionados. "Espelhos ajudam a dar amplitude ao ambiente, proporcionando uma sensação de profundidade. Devido a sua reflexividade, também valorizam a iluminação", explica.

Rafael complementa o truque, dando a dica do uso dos espelhos de chão a teto. "Quando você coloca o espelho com moldura em cima do sofá ou próximo à porta, ele vai criar uma divisão e vai deixar o apartamento menor. Caso não tenha área para um espelho de chão a teto, uma saída é usá-los nas portas dos armários, na marcenaria do dormitório."

Porém, é importante pensar naquilo que será refletido. Por exemplo, se for uma área bagunçada da casa, a bagunça será duplicada. Então, priorize um cantinho arrumado, uma janela ou uma obra de arte.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

USO DE MARCENARIA PLANEJADA

Soares ensina que o uso de móveis planejados também pode ajudar na construção de um ambiente que aparenta ser maior. Ao contrário dos espelhos, quando o assunto é mobília a dica é: menor é melhor.

"Evitem o uso de móveis muito grandes e que ficam de chão a teto. Móveis grandes pesam o ambiente, além de diminuir a área de circulação. Consequentemente, todo o espaço fica menor."

Rafael também dá a dica de tirar os móveis do chão e aproveitar as paredes. "Deixando mais área de chão e teto livres, o ambiente vai parecer maior, menos abarrotado de coisas', explica.

Luana lembra outro benefício do planejamento da marcenaria. "Conseguimos ter um aproveitamento máximo do espaço, pois são feitos sob medida para se ajustar às características e dimensões do ambiente, aproveitando cada canto e centímetro do local, podendo se adequar às necessidades de cada usuário e se tornando um espaço mais funcional."

COMPOSIÇÃO DA PINTURA DAS PAREDES

Cores em lugares estratégicos podem mudar a percepção de um espaço

Cores em lugares estratégicos podem mudar a percepção de um espaço

Divulgação/GrowT

A arquiteta Luana explica que o uso de cores mais claras nas paredes e teto ajuda a dar uma sensação de amplitude no ambiente, devido a sua capacidade de refletir a iluminação com mais facilidade — sendo ela artificial ou natural.

"Para cada necessidade existe uma forma diferente de compor as cores na pintura. Por exemplo, para ampliar o ambiente pintamos as paredes e teto da mesma tonalidade e o resultado é um cômodo visualmente maior. Outra opção é alongar o espaço utilizando uma cor única para as paredes e um tom diferente e mais claro para o teto, pois essa nuance causa um efeito de profundidade."

ILUMINAÇÃO

O especialista Rafael Soares revela que uma das técnicas utilizadas para fazer ampliação do espaço é usar a iluminação. "Se você tem um espaço um pouco mais retangular, é uma boa ideia utilizar perfis com fitas led para dar sequência nessa linearidade", ensina.

Soares explica que, no caso de um espaço menor em que o morador não quer uma luz direta igual ao led, é possível trabalhar com a iluminação indireta com abajur, arandelas e balizadores.

Luana complementa com um alerta: "Apesar de a luz amarela ser mais aconchegante, ela diminui visualmente as proporções do espaço, então, sempre que possível, opte pela luz branca."

USE PORTAS DE CORRER

Luana Silveira reforça que, em apartamentos pequenos, cada centímetro ganho é importante. Por isso, optar pela utilização de portas de correr, em vez de portas de giro, é uma boa solução para ganhar espaço. "Podem ser tanto embutidas na parede, quanto correndo por fora", conta.

REVESTIMENTO DO PISO

Rafael Soares fala sobre a importância de fazer escolhas inteligentes na hora do revestimento. "Se você tem ambientes integrados, é essencial usar o mesmo revestimento na área total. Só assim, a sensação de amplitude será alcançada."

Luana e Rafael indicam revestimentos de cores claras, peças com tamanhos maiores e juntas mais finas entre elas e seguir uma paginação única sem interrupções na hora da colocação.

"Priorize as medidas como 1,20m por 20cm — no caso de tiras retangulares — e 90cm por 90cm — em peças quadradas. Opções maiores terão muita demarcação dos rejuntes e, quanto mais marcação, maior a sensação de o ambiente ser menor", explica Soares.

Veja também: Vermelha, chão de areia e lago artificial: veja as piscinas mais impressionantes dos famosos

Últimas