Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresário cria touca de natação especial para o cabelo afro

Produto tem tamanho maior para proteger os cabelos volumosos e tranças na hora de nadar. Segundo empresário, ideia é 'permitir acesso ao esporte'

Viva a Vida|Nayara Fernandes, do R7

Por medida de segurança, uso de touca é obrigatório em piscinas
Por medida de segurança, uso de touca é obrigatório em piscinas Por medida de segurança, uso de touca é obrigatório em piscinas

Imagine a cena: você acaba de matricular seu filho em aulas de natação e ele está ansioso para começar. No entanto, ele é impedido de praticar a atividade porque a touca – de uso obrigatório para evitar sucção dos cabelos pelo ralo – não serve na cabeça dele. Esse é o relato que o empresário Maurício Delfino, dono da marca Da Minha Cor, recebe quase que diariamente de clientes com o cabelo afro. Foi pensando nisso que ele lançou uma linha de toucas de natação especiais para pessoas negras. Hoje em dia, o produto faz sucesso dentro e fora do Brasil.

Veja também: Transição capilar. Sem chapinha, elas encontraram o amor próprio

Maurício Delfino, fundador da empresa Da Minha Cor
Maurício Delfino, fundador da empresa Da Minha Cor Maurício Delfino, fundador da empresa Da Minha Cor

“Nossa empresa, pequena, nasceu com um propósito: dar acesso à população negra às piscinas do Brasil”, conta Delfino. “Hoje vendo para todos os estados. Fora do país tenho consumidores em Moçambique, Portugal França e Estados Unidos. ”

Com passagens pela Siemens e pela Companhia Siderúrgica Nacional, o empresário teve a ideia de criar um produto esportivo específico para a população negra observando as necessidades da própria família, moradora de Carapicuíba, São Paulo.

Publicidade

“Sempre que eu viajava para fora a trabalho, minha vó, mãe e tia pediam produtos para mim. Das listas que fiz, eram 30, 40 itens de produtos ligados a cabelo e pele”, conta Maurício, que enxerga nas toucas uma vitória muito além da possibilidade de acesso a espaços.

“Talvez eu esteja proporcionando que uma criança negra pegue gosto pelo esporte e seja a próxima a subir no pódio daqui a duas ou três olimpíadas. ”

Publicidade

Tudo em família

Inspirado pela família a se manter atento às necessidades da população negra, Maurício Delfino conta que também expandiu o negócio para o mercado de cosméticos observando as mulheres da família. Assim, quem assume o time responsável pelo desenvolvimento de maquiagem para a pele negra é a esposa, Michele Eduardo. A primeira seleção dos tons de base ocorreu justamente dentro da família.

Publicidade

“Chamamos umas 20 primas nossas para olhar a cor delas. Em nossa família temos pessoas de tons de pele muito claros a negras mais retintas. Nem precisei contratar consultoria”, diz o empresário.

E não é apenas o volume do cabelo crespo e das tranças que o produto de Maurício ajuda a proteger. Além de tudo, ele conta que também recebe pedidos de pais de crianças com hidrocefalia e autismo. “É muito gratificante ouvir que uma criança deixou de ter uma crise nervosa em uma piscina porque não se incomoda mais com a touca apertada.”

Veja 7 dicas práticas para acertar a maquiagem para peles negras na galeria abaixo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.