-
Uma triste notícia pegou os brasileiros de surpresa na manhã desta quarta-feira (16): a morte de Isabel Salgado, uma das maiores jogadoras de vôlei do Brasil em toda a história. Relembre a carreira da ex-ponteira!
Flipar
-
Ela estava internada no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com SARA, síndrome aguda respiratória do adulto, uma doença rara. Isabel estava com 62 anos e será enterrada nesta quinta-feira (17), no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro.
Flipar
-
Maria Isabel Barroso Salgado Alencar nasceu em 2 de agosto de 1960, no Rio de Janeiro, em uma família rica do bairro de Ipanema. Ela começou no esporte aos 11 anos e logo conheceu o treinador Enio Figueiredo, que a incentivou a fazer um teste no Flamengo, onde ele trabalhava.
Flipar
-
Rapidamente aprovada, Isabel foi então jogar nas categorias de base do clube carioca, muito popular no vôlei, futebol e basquete. Figueiredo, curiosamente, depois viria a ser treinador de Salgado na Seleção Brasileira.
Flipar
-
Em 1976, com só 16 anos, já era titular do time profissional do Flamengo e era convocada para as seleções de base. Pelo Flamengo, Isabel conquistou dois Campeonatos Brasileiros, em 1978 e 1980.
Flipar
-
Ainda com o Rubro-Negro, saboreou as primeiras convocações para a Seleção Brasileira, além de ser campeã sul-americana, em 1981. Em 1979, com o Brasil, foi bronze nos Jogos Pan-Americanos, em San Juan, Porto Rico.
Flipar
-
O Flamengo, aliás, emitiu uma nota lamentando o falecimento de uma das duas maiores atletas. Ela chegou jogar grávida pelo clube
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Isabel foi uma desbravadora, sendo a primeira brasileira a jogar em um time europeu: o Modena, da Itália, em 1980. Na época, ela viajou para o clube com a filha Pilar, então recém-nascida.
Flipar
-
Isabel teve grande amizade com Jackie Silva. Juntas, elas jogaram dois Jogos Olímpicos: Moscou-1980 e Los Angeles-1984. O Brasil saiu sem medalhas, mas aquelas atletas influenciaram muitas garotas a praticar o esporte e foi reconhecido como o primeiro grande time da Seleção.
Flipar
-
Um rápido adendo: o vôlei é esporte olímpico desde 1964. O primeiro grande resultado do Brasil foi o quarto lugar, em Barcelona-1992. Depois, bronzes em Atlanta-1996 e Sidney-2000. Recentemente, o Brasil ganhou ouros em Pequim-2008 e Londres-2012 (foto), além da prata em Tóquio-2020.
Flipar
-
Depois, Isabel Salgado e Jackie Silva formaram uma dupla no vôlei de praia, em 1992, com o quarto lugar na etapa de Almería (ESP) do Circuito Mundial.
Flipar
-
Este torneio, aliás, existe justamente 1992 no naipe feminino. No masculino, começou em 1987. O esporte é olímpico desde 1996, em ambos os naipes, e Isabel é considerada como uma das pessoas que ajudaram a popularizá-lo.
Flipar
-
Isabel seguiu na praia até 1997, com outras quatro parceiras. A de mais destaque foi Roseli Timm. Juntas, conquistaram o ouro na etapa de Miami do Circuito Mundial, em 1994. Ainda naquele ano, as duas conquistaram ficaram no top-4 em outras cinco etapas.
Flipar
-
O último grande resultado dela foi o 17º lugar na etapa de Melbourne (AUS). Ainda em 1997, ficou em 13º na etapa do Rio, ambas com Tatiana Mello.
Flipar
-
Em 1996, terminou em sétimo em Maceió e nono em Salvador, mas com Gerusa da Costa. Ainda em 96, Jackie fez história ao ganhar ouro nas Olimpíadas, com Sandra Pires.
Flipar
-
Em 2000, teve uma rápida dupla com a filha Maria Clara Rufino, então com 17 anos. Isabel também foi treinadora. Em 2001, por exemplo, foi vice-campeã brasileira, com o Vasco, do Rio de Janeiro, e grande rival do Flamengo no futebol.
Flipar
-
Além do esporte, também foi muito influente na política. Aliás, ela foi incluída, no último dia 8, como integrante do governo de transição do governo Lula. Em uma rede social, o presidente eleito, que assumirá dia 1 de janeiro, deixou uma mensagem de carinho.
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Um grande ato político e de respeito dela foi em 1982. Em um jogo pela Seleção, em São Paulo, o público estava ofendendo as japonesas. Isabel então parou o jogo e afirmou que não voltaria se os torcedores continuassem xingando as japonesas.
Flipar
-
Na vida pessoal, Isabel foi casada duas vezes, com o ex-tenista Thomas Koch e com o cineasta Ruy Solberg, com quem teve Carol a Pedro Solberg, hoje grandes nomes do vôlei de praia. Já Maria Clara e Pilar são frutos de rápidos relacionamentos. Ela tem ainda um filho adotivo: Alison, desde 2015. São cinco netos.
Flipar