-
Com o fim do primeiro turno das eleições no Brasil, 15 dos 27 governadores já foram eleitos. Você sabe quem são? Se sim, conhece detalhes das vidas deles? O FLIPAR! te conta.
Flipar
-
Assim, as eleições para governador terão segundo turno em 12 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Flipar
-
Uma curiosidade: dos 15 governadores já eleitos, 13 foram reeleitos. Dos 12 estados que ainda não conhecem o governador para o quadriênio 2023-2026, apenas cinco têm candidatos tentando a reeleição.
Flipar
-
O segundo turno será no dia 30 de outubro, daqui a um mês praticamente. Para que um candidato vença no primeiro turno é necessário que ele receba 50% mais um voto. Se receber 50% dos votos válidos significa que a metade o quer, mas a metade não o quer.
Flipar
-
Votos válidos são os votos que não foram em branco ou em nulo. A regra do segundo turno vale apenas para governadores, presidente e algumas prefeituras. Conheça, agora, um pouco mais sobre os governadores eleitos:
Flipar
-
Gladson Cameli, do PP, foi reeleito no Acre, com 56,75% dos votos. Tem 44 anos, também é engenheiro, filiado ao PFL e ao PSL. Foi deputado federal entre 2007 e 2014 e senador de 2015 a 2019.
Flipar
-
No Amapá, a vitória do primeiro turno foi de Clécio Luís, do Solidariedade, com 53,69% dos votos. Tem 50 anos e foi vereador de Macapá entre 2005 e 2012 e depois prefeito da mesma cidade entre 2013 e 2020. Antes, foi filiado ao PT, PSOL e Rede. Curiosamente, é paraense.
Flipar
-
No Ceará, o petista Elmano de Freitas levou a melhor, com 54,02% dos votos. É advogado, está no partido desde 1989, foi secretário municipal de saúde em Fortaleza e está em seu último ano do terceiro mandato como deputado estadual.
Flipar
-
No Distrito Federal, Ibaneis Rocha, do MBD, foi reeleito com 50,30% dos votos. Ele começou tarde na carreira, aos 47 anos, em 2017. Apesar de ser de Brasília, passou boa parte da vida no Piauí.
Flipar
-
Em Goiás, Ronaldo Caiado, do União, foi eleito pela segunda vez consecutiva, com 51,81% dos votos. Professor e médico, está com 73 anos e foi eleito deputado federal quatro vezes, além de ter sido senador entre 2015 e 2019.
Flipar
-
No Maranhão, Carlos Brandão, do PSB, foi reeleito, de forma apertada: 51,14%. Natural de Colinas, é médico veterinário, empresário e já foi deputado federal e vice-governador.
Flipar
-
Voltando ao Centro-Oeste, o União reelegeu outro governador: Mauro Mendes, do Mato Grosso, com 68,45% dos votos. Engenheiro eletricista, é goiano e foi prefeito de Cuiabá de 2013 a 2016. Está com 58 anos e já foi filiado ao PR, PSB e DEM.
Flipar
-
Em Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo, foi reeleito com 56,18%. Empresário, está com 57 anos e já foi filiado ao PL e ao PR. Antes de ser governador, ocupou várias secretarias estaduais.
Flipar
-
No Pará, Helder Barbalho, do MDB, teve a votação mais expressiva, com 70,41% dos votos, sendo reeleito. Tem 43 anos e é de família tradicional da política paraense e nacional. Já foi vereador e prefeito de Ananindeua, deputado estadual e ministro nos governos de Dilma e Temer.
Flipar
-
No Paraná, outra reeleição: Carlos Roberto Massa Júnior,o Ratinho Jr. Filho do famoso apresentador de TV, tem 41 anos, mas longa vida política, já tendo sido deputado estadual e federal, além de secretário do estado. Ganhou a eleição, com 56,18% dos votos e está no PSD.
Flipar
-
No Piauí, o petista Rafael Fonteles foi reeleito com 57,17%. Natural de Teresina, tem só 37 anos e é professor universitário de matemática, com diversos prêmios na bagagem.
Flipar
-
No Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL) foi reeleito, com 58,67%. Está com 43 anos e, curiosamente, nasceu em outro estado: São Paulo. Em 2018, foi eleito como vice de Wilson Witzel, outro paulista, mas que acabou sofrendo impeachment. Também já foi vereador no Rio.
Flipar
-
Fátima Bezerra, do PT, foi reeleita governadora do Rio Grande do Norte, com 58,67% dos votos. Está com 67 anos e é paraibana. Já foi deputada estadual, federal e senadora.
Flipar
-
Em Roraima, Antonio Denarium, do PP, foi reeleito com 56,47% dos votos. Natural de Goiás, está com 58 anos e também é empresário. Já foi interventor federal do estado, cargo hoje extinto.
Flipar
-
Em Tocantins, Wanderlei Barbosa, Republicanos, ganhou a segunda eleição seguida para governador, agora com 58,14%. Está com 58 anos e já foi vereador em Palmas, além de deputado estadual. Em 2018, foi eleito vice, mas assumiu após a renúncia de Mauro Carlesse.
Flipar
-
Já nas eleições para Presidente da República, haverá segundo turno entre Bolsonaro, que tenta a reeleição, e Lula, que comandou o país de 2003 a 2010. Lula levou a melhor no primeiro turno, com 48,4%, contra 43,2%.
Flipar