-
O imóvel onde vivia o dramaturgo Zé Celso é motivo de uma longa batalha judicial envolvendo ele e o apresentador e empresário Silvio Santos.
Flipar
-
A disputa entre os dois começou em 1980, quando Silvio comprou um terreno em volta do teatro. Na época, ele queria erguer um arranha-céu para seu grupo empresarial.
Flipar
-
Ao perceber que o prédio poderia prejudicar o espaço cênico, o dramaturgo decidiu ir para a Justiça.
Flipar
-
Quando se casaram, em junho deste ano, Zé Celso e Marcelo Drummond ganharam uma muda de ipê das atrizes Fernanda Montenegro e Fernanda Torres e os dois decidiram plantar a árvore no terreno em disputa.
Flipar
-
O projeto de Silvio Santos previa o levantamento de três torres no local, sendo que duas delas impediram a vista de uma janela lateral do teatro.
Flipar
-
Poucos dias depois, o dramaturgo foi surpreendido com uma decisão judicial temporária que o impedia de realizar o plantio da árvore nas proximidades do teatro.
Flipar
-
Uma curiosidade é que Zé Celso chegou a convidar Silvio Santos para seu casamento e até sugeriu o presente inusitado: ficar com o terreno.
Flipar
-
Um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, José Celso Martinez Corrêa morreu nesta quinta-feira (06/07), em São Paulo, aos 86 anos.
Flipar
-
Ele havia sido internado na terça-feira (04/07) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo depois de um incêndio atingir seu apartamento no Paraíso, Zona Sul da capital paulista.
Flipar
-
Zé Celso, como era conhecido popularmente, chegou a ficar com 53% do corpo queimado.
Flipar
-
Enquanto esteve internado, ele precisou ficar sedado, entubado e com a ajuda de ventilação mecânica.
Flipar
-
Além de Celso, outras três pessoas estavam no apartamento: Marcelo Drummond (marido de Zé Celso), Ricardo Bittencourt e Victor Rosa.
Flipar
-
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, decretou luto de três dias na cidade.
Flipar
-
O corpo do dramaturgo foi recebido sob aplausos no Teatro Oficina, em São Paulo. O velório foi aberto ao público.
Flipar
-
Até a manhã desta sexta-feira (07/07), muitos fãs, amigos e familiares ainda se aglomeravam em multidões para dar o último adeus ao dramaturgo.
Flipar
-
Nascido em 1937, em Araraquara, São Paulo, Zé Celso é tido como uma das figuras mais influentes e controversas do teatro brasileiro contemporâneo.
Flipar
-
O dramaturgo foi fundador e diretor do Teatro Oficina, uma companhia teatral em atividade há mais tempo no Brasil, desde 1958.
Flipar
-
Localizado no bairro do Bixiga, em São Paulo, o Teatro Oficina foi tombado como patrimônio nacional em 1982 e já foi chamado pelo jornal britânico “The Guardian” de
Flipar
-
Ao longo de sua carreira, Zé Celso se destacou por suas abordagens revolucionárias e experimentais, mesclando diferentes linguagens artísticas e explorando a interação entre atores e público.
Flipar
-
Sua obra é marcada pela investigação de temas sociais e políticos, pela busca de uma teatralidade intensa e pela fusão de elementos da cultura brasileira, como o teatro popular e a música popular.
Flipar
-
Zé Celso é conhecido por suas encenações ousadas e provocativas, que frequentemente geravam polêmica e debate público.
Flipar
-
Algumas de suas obras mais famosas incluem
Flipar
-
Zé Celso também dirigiu várias peças de autores consagrados, como William Shakespeare e Bertolt Brecht.
Flipar
-
O dramaturgo recebeu vários prêmios e reconhecimentos ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Shell de Teatro e o Prêmio Molière de Melhor Direção, entre outros.
Flipar
-
Desde junho, Zé Celso era casado com Marcelo Drummond. Os dois estavam juntos há 40 anos e resolveram oficializar a relação em uma cerimônia no Teatro Oficina Uzyna Uzona, sede da companhia teatral criada pelo dramaturgo.
Flipar