-
Criado por meio da inteligência artificial, um dueto entre a já falecida cantora Elis Regina e sua filha, Maria Rita, deu o que falar na web nesta terça-feira (04/07).
Flipar
-
O vídeo tem duração de dois minutos e faz parte de uma campanha da montadora de carros Volkswagen para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.
Flipar
-
No início do vídeo, Maria Rita surge em uma ID.Buzz – versão moderna da antiga Kombi – enquanto cantarola a clássica canção “Como Nossos Pais”, que foi sucesso na voz da mãe nos anos 70.
Flipar
-
Depois de uma passagem de tempo, uma Kombi antiga surge sendo conduzida por Elis. Com os veículos emparelhados, elas continuam a música em forma de dueto.
Flipar
-
O vídeo encantou a web e muitos usuários disseram ter ficado emocionados com a homenagem.
Flipar
-
A técnica utilizada para “reviver” Elis foi a chamada “deepfake”.
Flipar
-
Essa tecnologia permite inserir o rosto e a voz de uma pessoa em lugares e situações em que ela não estava originalmente.
Flipar
-
Para criar um deepfake, é utilizado um aplicativo que modifica as feições a partir de um rosto existente, como de um modelo, por exemplo.
Flipar
-
A técnica funciona melhor quando se tem um vasto banco de dados da pessoa que se quer inserir. Até por conta disso é mais fácil criar deepfakes de famosos, pois eles costumam ter muito material para se trabalhar.
Flipar
-
Por meio de uma tecnologia de redes neurais, a propaganda da Volkswagen utilizou uma dublê, que teve o rosto e voz substituídos digitalmente por Elis.
Flipar
-
Já existe uma grande preocupação em como a tecnologia deepfake pode ser utilizada de formas criminosas. Já há registros de pessoas que foram inseridas em vídeos pornográficos, por exemplo.
Flipar
-
Outra preocupação dos especialistas é a aplicação da técnica no meio político. Em 2019, a presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, foi vítima de um deepfake que sugeria que ela tinha dificuldade na fala.
Flipar
-
Apesar disso, a técnica só tende a evoluir e ser cada vez mais utilizada. Na Coreia do Sul, uma âncora de telejornal já foi substituída com uso do deepfake durante a pandemia de Covid-19.
Flipar
-
Elis Regina nasceu em 17 de março de 1945, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, e faleceu em 19 de janeiro de 1982, aos 36 anos, na cidade de São Paulo.
Flipar
-
Ela é considerada por muitos uma das maiores intérpretes da música popular brasileira e deixou um legado significativo na história da música do país.
Flipar
-
Ao longo de sua carreira, Elis Regina gravou vários álbuns de sucesso e colaborou com muitos compositores e músicos renomados, como Jair Rodrigues e Elza Soares, por exemplo.
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Filha mais nova de Elis com o pianista César Camargo Mariano, Maria Rita nasceu em 9 de setembro de 1977, em São Paulo.
Flipar
-
Apesar de ter crescido em um ambiente musical, Maria Rita inicialmente não tinha intenção de seguir a carreira de cantora. Ela fez faculdade de Comunicação Social antes de se dedicar à música.
Flipar
-
Maria Rita chegou a ser backing vocal de uma banda do irmão, Pedro Mariano, quando ainda tinha 13 anos de idade.
Flipar
-
Foi somente em 2003, aos 26 anos, que ela lançou seu primeiro álbum, intitulado
Flipar
-
Flipar
Flipar
-
Hoje solteira, Maria Rita é mãe de dois filhos: Antonio, fruto de sua relação com o cineasta Marcus Baldini, e Alice, fruto do relacionamento com o músico Davi Moraes.
Flipar
-
Maria Rita recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo sete Grammys Latinos. Ela também já colaborou com outros artistas renomados, como Milton Nascimento, Zeca Pagodinho e Caetano Veloso.
Flipar