O filme “Barbie”, um dos mais aguardados do ano, não será lançado no Vietnã.
Flipar
A notícia do banimento foi dada nesta segunda-feira (03/07), pela mídia estatal local.
Flipar
A confusão toda se deu por conta de uma cena com um mapa que mostra o território reivindicado pela China no Mar do Sul da China.
Flipar
O mapa exibido no filme mostra uma representação da
Flipar
Essas áreas incluem trechos que o Vietnã considera parte da sua plataforma continental, onde concessões de exploração de petróleo foram concedidas.
Flipar
Flipar
Flipar
O jornal também citou Vi Kien Thanh, chefe do Departamento de Cinema do país, um órgão do governo encarregado de licenciar e censurar filmes estrangeiros.
Flipar
Além de “Barbie”, vários outros filmes já foram proibidos no Vietnã pelo mesmo motivo.
Flipar
Em 2019, o filme de animação
Flipar
Em 2022, foi a vez de
Flipar
A tal “linha de nove traços” foi rejeitada em uma decisão de arbitragem internacional emitida por um tribunal em Haia, em 2016. No entanto, a China se recusa a reconhecer essa decisão.
Flipar
O Vietnã e a China há muito divergem sobre questões territoriais, principalmente envolvendo a região do Mar do Sul da China.
Flipar
O Vietnã, inclusive, acusa constantemente a China de povoar a região com navios militares.
Flipar
Além do Mar do Sul da China, os dois países também disputam um conjunto de ilhas com Malásia, Filipinas, Taiwan e Brunei.
Flipar
A China reivindica mais de 80% do Mar do Sul da China, se baseando em um mapa de 1947, no qual aparece a linha dos nove traços, a aproximadamente 1.800 quilômetros ao sul das ilhas Hainan.
Flipar
O filme
Flipar
A Warner Bros, responsável pela produção do filme, ainda não se manifestou sobre o assunto.
Flipar
“Barbie” custou aproximadamente US$ 100 milhões para ser feito. O elenco conta com estrelas de ponta como Margot Robbie, Ryan Gosling e a cantora Dua Lipa.
Flipar
O filme será dirigido pela aclamada Greta Gerwig (de “Adoráveis Mulheres” e “Lady Bird”) e promete ser uma comédia romântica que deve explorar as diferenças entre o universo da boneca e o mundo real.
Flipar
Recentemente, bombou na internet uma notícia de que a produção do filme havia esgotado todo o estoque da marca de tintas
Flipar
Segundo o jornal norte-americano Los Angeles Times, tanto a pandemia quanto uma onda de frio extremo que atingiu o Texas em 2021 contribuíram para a escassez do material ao redor do globo.
Flipar
“Havia essa escassez e então demos ao estúdio tudo o que podíamos