A quinta-feira (31) foi de notícias animadoras em relação ao quadro de saúde de Fausto Silva. O apresentador, de 73 anos, falou pela primeira vez após o transplante de coração realizado no domingo (27).
Flipar
Flipar
Flipar
Na sequência além de agradecer ao carinho do público e as manifestações de apoio, Fausto fez questão de falar da família do doador: Fábio Cordeiro da Silva.
Flipar
Flipar
Flipar
Flipar
Flipar
Ele também comentou sobre a questão da fila para o transplante:
Flipar
No comunicado, Faustão também frisou a importância das doações de órgãos:
Flipar
Flipar
Flipar
FILA DO TRANSPLANTE: Fausto Silva estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início do mês, por conta de um quadro de insuficiência cardíaca e estava fazendo diálise. O apresentador entrou na fila para receber um coração novo.
Flipar
Nos últimos dias, espalhou-se comentários falsos nas redes sociais que o apresentador teria furado fila para receber o coração novo por ter dinheiro e ser famoso. Faustão comentou a situação:
Flipar
Flipar
Flipar
Houve casos, inclusive, colocando em dúvida a idoneidade do Sistema Único de Saúde (SUS).
Flipar
Um caso que também viralizou nesta semana foi de uma moradora de São Paulo. Ele recordou o seu episódio quando tinha 18 anos e estava internada em estado grave, por conta de uma hepatite autoimune. Ela conseguiu um novo órgão em apenas 24 horas.
Flipar
Michelle Fernanda Luckesi, hoje com 30 anos, falou como aconteceu para receber um novo fígado:
Flipar
'Tive órgão em 24h sem ser rica
Flipar
A lista do SUS, ao contrário dos comentários falsos das redes sociais, não considera o poder aquisitivo ou hospital que o paciente está internado.
Flipar
A lista traz critérios específicos: ordem cronológica de inscrição; crianças têm prioridade; a gravidade do caso também é levada em conta; a compatibilidade do paciente com o doador; as filas são regionalizadas (não é viável transportar órgãos em distâncias grandes).