-
O mês de fevereiro de 2023, que começa nesta quarta-feira, será importante para a troca gratuita da antena parabólica pela antena digital. Veja os detalhes!
Flipar
-
A troca é obrigatória pois o sinal do 5G no Brasil ocupa os mesmos espaços aéreos dos sinais da antena parabólica. Quem não quiser trocar, não conseguirá ver televisão em breve.
Flipar
-
Por isso, a troca é gratuita, mas só até este mês. Por outro lado, ela é gratuita apenas para famílias com um ou mais beneficiários de programas sociais, como Auxílio Brasil/Bolsa família, Pronatec e Carteira do Idoso.
Flipar
-
Além disso, é necessário que quem quer a troca gratuita se inscreva no CadÚnico e tenha a parabólica antiga em pleno funcionamento. Aí, é necessário fazer um agendamento através do site https://sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.
Flipar
-
Serão pedidos dados como CPF e NIS, que é o número de identificação social do beneficiário de programas sociais. Depois do agendamento, um técnico vai até a casa da pessoa e fará a troca. Portanto, fique esperto.
Flipar
-
Ao todo, cerca de 10 milhões de pessoas poderão fazer a troca gratuita, mas lembre-se, só até fevereiro. Além disso, cerca de mais 10 milhões poderão fazer se for cliente de uma das quatro EAFs, as empresas administradoras das faixas: Vivo, Claro, Tim e Winity.
Flipar
-
Essas instalações foram algumas das contrapartidas para elas conseguirem explorar o serviço no Brasil. A mudança gratuita começou no segundo semestre de 2022. Importante: quem não usa a parabólica para ver televisão, NÃO precisa fazer a troca.
Flipar
-
Há quem também prefere comprar o kit da parabólica digital por conta própria, para evitar a burocracia. Ele sai por cerca de R$ 700 e vem com antena, receptor de sinal a ser instalado na TV e um controle remoto.
Flipar
-
Os sinais de televisão aberta em parabólicas transitam em um espaço aéreo chamado
Flipar
-
O leilão de exploração do 5G no Brasil foi em 2021. As capitais estaduais logo receberam o serviço, sendo Brasília, a capital federal, a primeira. O serviço chegou na cidade em julho de 2022.
Flipar
-
No início do processo, houve algumas reclamações sobre a qualidade do serviço. Os especialistas afirmam que o 5G tem ondas curtas, o que garante maior velocidade. Por outro lado, só funciona perto das antenas difusoras, ou seja, aquelas que espalham o sinal. As da sua casa são as receptoras.
Flipar
-
Por isso, terão que ser implantadas várias antenas. A ANATEL, agência nacional de telecomunicações impôs que haja muitas antenas pelo Brasil. Para ver onde tem, você pode acessar http://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php.
Flipar
-
Em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo limite para implantar as antenas de 5G é julho de 2025, nos que têm mais de 200 mil, julho de 2026 e, naqueles com população acima de 100 mil, em julho de 2027. O restante terá até 2029.
Flipar
-
Assim, é um processo lento, mas que promete revolucionar a Internet no Brasil e no mundo. Para ter em seu celular, é necessário que o aparelho seja compatível com a tecnologia. Além disso, em alguns casos, é necessário até trocar o chip.
Flipar
-
O 5G começou a ser comercializado no mundo em 2018. Ele é um avanço da tecnologia 4G, que chegou em 2011, mas no Brasil apenas no ano seguinte.
Flipar
-
O 5G promete uma internet até 20 vezes mais rápida do que a 4G. Assim, será possível baixar um filme, por exemplo, em poucos minutos.
Flipar
-
Outra promessa,mas também realidade do 5G, é diminuir o
Flipar
-
O 5G também permitirá que um mesmo aparelho possa se conectar a antenas diferentes ao mesmo tempo. Além disso, ainda mais aparelhos também poderão usar a mesma rede. Isso promete revolucionar as indústrias de tecnologia.
Flipar
-
Por outro lado, portanto, a experiência ficará mais cara. Quem quiser um pacote de 5G, pagará mais do que paga atualmente em um pacote de 3 ou 4G.
Flipar
-
E você, está ansioso? Já usa o serviço?
Flipar