Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Flor de clitória: conheça mais sobre a planta que viralizou na web após drink de Bela Gil

Além do nome, o formato da flor despertou a curiosidade dos internautas; especiaria é comestível e tem propriedades medicinais

Viva a Vida|Do R7

Drink com flor de clitória viralizou entre os internautas
Drink com flor de clitória viralizou entre os internautas Drink com flor de clitória viralizou entre os internautas

É cada vez mais comum encontrar pratos e drinks que tenham plantas e flores comestíveis na receita. Além de enfeitar, as flores trazem sabores diferentes e cores para as comidas e bebidas. Nessa lista de ingredientes inusitados, está a flor de clitória, que viralizou nas redes sociais recentemente.

Além do nome, o formato da flor despertou a curiosidade dos internautas depois que a chef Bela Gil preparou um drink de gin tônica com a especiaria. 

A flor de clitória, de nome científico clitoria ternatea, é originária da Ásia, mas encontrada em outros lugares do mundo. No Brasil, também é conhecida como feijão-borboleta, flor fada azul ou cunhã.

A planta tem variações de tonalidade e pode ser azul, branca ou rosa. As pétalas dela são delicadas, abrem durante o dia, fecham à noite e, às vezes, duram somente 24 horas.

Publicidade
Flor de clitória abre durante o dia e fecha à noite
Flor de clitória abre durante o dia e fecha à noite Flor de clitória abre durante o dia e fecha à noite

Além de ser comestível, a clitória tem propriedades medicinais. É rica em fitoquímicos, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antiproliferativas.

Em bares e restaurantes, é possível encontrar geleias, drinks (alcoólicos e não alcoólicos), além de chás preparados com a infusão da flor de clitória. Nas redes sociais, há dicas e receitas de como fazer a própria bebida em casa.

Leia também

Saiba como escolher e preparar flores comestíveis e faça pratos refrescantes e surpreendentes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.