Viva a Vida Memória olfativa: por que o olfato é capaz de criar lembranças?

Memória olfativa: por que o olfato é capaz de criar lembranças?

Ciência explica a relação entre o cheiro e a memória; confira também as fragrâncias que vão te fazer viajar no tempo

  • Viva a Vida | Renato Fontes, do R7 Conteúdo e Marca

Reprodução

Com certeza você já sentiu um cheiro familiar que te fez viajar no tempo e lembrar de pessoas especiais, lugares incríveis, sentimentos prazerosos ou até mesmo momentos marcantes vividos no passado. Isso se chama memória olfativa.

De acordo com a ciência, isso acontece porque o ser humano tem a capacidade de associar cheiros e emoções e gerar memórias no cérebro por meio do sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, região responsável pelo controle do comportamento emocional do sistema nervoso. Basta sentir um cheiro pela primeira vez e ele é armazenado na memória.

Outro fato curioso sobre a memória olfativa é que muitas das memórias relacionadas ao cheiro estão ligadas à infância, pois o olfato é um dos primeiros sentidos a se desenvolver no bebê, coincidentemente é a fase da vida em que há o primeiro contato com diversos cheiros. É por isso que o cheiro da casa dos avós ou o perfume da mãe são tão marcantes, por exemplo.

O poder das fragrâncias

Reprodução

Algumas fragrâncias são capazes de nos fazer reviver essas experiências passadas, emanar energias positivas e evocar os sentimentos mais profundos. Conheça abaixo algumas delas.

Lavanda

As notas florais aromáticas de lavanda são associadas à higiene e relaxamento, combinando com qualquer ambiente dentro de casa. Além de trazer uma sensação de frescor, essa fragrância também tem o poder de ajudar na tranquilidade do ambiente.

Linho
O perfume da roupa lavada pela mãe. As fragrâncias de linho ajudam a deixar o ambiente sempre perfumado com ar fresco e uma sensação de conforto. Suas notas trazem aquele frescor de uma roupa macia e fofa, recém-lavada. Uma brisa fresca e aconchegante que combina todos os ambientes.

Citrus
O cheiro daquele dia especial. As fragrâncias cítricas misturam frutas como laranja e limão, casando com momentos que exigem ainda mais vitalidade. Afinal, suas notas vívidas e revigorantes trazem essa energia extra para o ambiente ao seu entorno.

Floral Frutal
Relembre aquela viagem inesquecível. A combinação das fragrâncias das flores exala romantismo e suavidade, trazendo uma sensação gostosa. O ambiente é inundado com um clima de felicidade e aconchego, evocando boas memórias da natureza.

Talcada
Cheirinho da infância. Sentir-se em casa é ter um ambiente aconchegante, confortável e com aquele perfume que você sabe que está no seu lugar. Essas são sensações proporcionadas pelas fragrâncias talcadas. Delicadas e suaves, elas despertam aquele clima de  cuidado e conforto presentes em um quarto de bebê.

Bom Ar Difusor Elétrico possui quatro fragrâncias exclusivas

Divulgação Bom Ar

Para que você tenha a melhor experiência olfativa e sua casa esteja sempre perfumada, conte com Bom Ar Difusor Elétrico. Feito com óleos essenciais, o aparelho fornece uma perfumação contínua, deixando os ambientes mais aconchegantes e tornando os momentos mais especiais!

Além da praticidade, também oferece um ótimo custo-benefício, já que a perfumação contínua dura por até 90 dias (considerando uso no nível mínimo 12h/dia, 127v) e é possível controlar a intensidade da fragrância – são 5 níveis de perfumação.

Todos esses benefícios estão disponíveis em quatro fragrâncias (Frescor da Mata, Lavanda e Gerânio, Lírio Branco e Algodão, Framboesa e Jasmim) e podem ser comprados na loja virtual de Bom Ar!

Também é possível comprar o produto em outros formatos, como Aerossol, Spray Automático, Click Spray e Spray de Ambientes. Para saber mais sobre eles, é só visitar o site oficial da marca.

* Leia atentamente o rótulo antes de usar o produto

Últimas