Issey Miyake sobreviveu ao ataque nuclear americano a Hiroshima
STR/JIJI PRESS/AFP - 14.03.2016O estilista japonês Issey Miyake, que teve uma carreira de sucesso de mais de meio século, morreu aos 84 anos, anunciou nesta terça-feira (9) uma funcionária de sua empresa em Tóquio.
"Ele morreu na noite de 5 de agosto", disse a fonte por telefone à AFP, sem revelar sua identidade. Também não anunciou detalhes sobre a causa da morte de Miyake.
O funeral do estilista já aconteceu "apenas na presença de parentes", de acordo com seus desejos, e não há planos de uma cerimônia pública, acrescentou.
O canal público de televisão NHK e outros meios de comunicação japoneses informaram a morte.
Miyake integrou o grupo de jovens estilistas japoneses que deixou sua marca em Paris na década de 1970.
Ele foi pioneiro no uso de roupas confortáveis de alta tecnologia, deixando de lado a grandiosidade da alta-costura em favor do que ele chamava simplesmente de "fazer coisas". Miyake também é conhecido por ter criado o suéter de gola alta, vestimenta que ficou famosa com Steve Jobs, o criador da Apple.
Nascido em Hiroshima em 1938, Miyake tinha sete anos quando os Estados Unidos lançaram uma bomba atômica em sua cidade em agosto de 1945.
Modelos desfilam com criações de Miyake, na França, em 2020
Francois GUILLOT/AFP - 01.03.2020Sobreviveu à explosão que deixou quase 140 mil mortos e abriu a porta para o fim da Segunda Guerra Mundial, após o lançamento de outra bomba nuclear contra Nagasaki, três dias depois.
Ele criou o Miyake Design Studio em 1970 em Tóquio e pouco depois abriu sua primeira loja em Paris.
Na década de 1980, no auge da carreira, Miyake começou a experimentar com materiais como plástico, metal, arame e até papel artesanal japonês.