Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

João Braga será empossado na Academia Brasileira de Moda 

Historiador de Moda, professor recebe a honraria nesta sexta-feira (4), no Rio de Janeiro 

Moda|Do R7

João Braga é o primeiro professor a ser empossado na ABM
João Braga é o primeiro professor a ser empossado na ABM João Braga é o primeiro professor a ser empossado na ABM

Qualquer profissional ou estudante de Moda no Brasil conhece bem o nome de João Braga. O professor, avesso às modernidades tecnógicas, desses que não têm nem celular, muito menos redes sociais, é um Google ambulante quando o tema é História da Moda. E, na noite desta sexta-feira (4), será justamente empossado na Academia Brasileira de Moda, no Rio de Janeiro.

Autor e estilista brasileiro com mais de 11 livros na área da moda, o João Braga atualmente leciona na Faculdade Santa Marcelina é o primeiro professor com formação na área que recebe essa honraria da academia. Ele ocupará a cadeira nº 39, cujo patrono é Caio de Alcântara Machado (publicitário, empresário e idealizador de feiras do mercado da moda, como a Fenit). A cerimônia será organizada pela Academia e o Instituto Zuzu Angel, presidido por Hildegard Beatriz Angel Bogossian.

De acordo com João Braga, ser nomeado membro fundador da ABM é uma grande honra, visto que será o primeiro docente de formação a assumir uma cadeira. “Além da valorização da profissão - o que me deixa muito lisonjeado, contribuir com a Academia será um prazer, uma vez que auxiliarei na valorização e preservação da moda nacional”.

A cerimônia acontecerá no Palacete Fundação Cesgranrio, na Rua Santa Alexandrina, 1011, Rio Comprido, Rio de Janeiro. Na ocasião, grandes nomes do mercado da moda estarão presentes. Além do professor, dois novos membros serão empossados: Luís de Freitas, criador e estilista da marca Mr. Wonderful, e Rui Spohr, costureiro gaúcho. A partir de então, a ABM contará com 28 acadêmicos. A beca para a solenidade de posse foi desenhada por Mena Fiala, diretora artística da extinta e badalada Casa Canadá do Rio de Janeiro, quando a cidade era Capital Federal.

A Academia Brasileira de Moda foi idealizada pela jornalista carioca Hildegard Beatriz Angel Bogossian, e instituída em 27 de novembro de 1995, no Rio. Na data, cinco personalidades tomaram posse e, de lá para cá, já houve três cerimônias de nomeação de novos acadêmico: março de 1999, novembro de 2004 e outubro de 2008. A ABM conta com 25 integrantes, tendo no total 50 cadeiras. A ABM tem como membros jornalistas, estilistas, empresários, figurinistas, carnavalescos e coordenadores de moda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.