Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

O tênis ideal para cada esporte

Pensando em começar uma atividade física e está em dúvida sobre o modelo ideal de tênis? Separamos algumas dicas para ajudar nessa escolha.

Moda|Do R7

Muitas pessoas não sabem o quanto é importante escolher o tênis esportivo correto para cada tipo de atividade física ou esporte. Fatores pessoais, sociais e culturais influenciam muito mais a pessoa no momento de comprar um tênis do que os fatores práticos e funcionais daquele produto. Sim, existe um tipo específico de tênis para cada diferente modalidade esportiva, e se atentar a alguns detalhes se faz necessário na hora de adquirir esse calçado.

A escolha do sapato para cada tipo de atividade faz toda a diferença no resultado. Os tênis usados por quem pratica esportes deixaram de ser apenas uma proteção para os pés. Por isso, para evitar problemas de saúde, antes de começar qualquer atividade, é importante se informar sobre qual é o calçado mais adequado. Cada tênis deve ser utilizado de acordo com a modalidade esportiva que você vai praticar.

Pensando nisso, estas dicas ajudam a sua pesquisa por modelos de tênis ideais para praticar seus esportes preferidos. Afinal, escolher mal um calçado como esse pode acarretar no desenvolvimento de problemas sérios e graves na sua saúde. Para cuidar da saúde e economizar ao mesmo tempo, aproveite o cupom Centauro em tênis masculinos e femininos.

Por onde começar a pesquisar?

Publicidade

Cada vez mais a indústria esportiva investe pesado em tecnologia, tudo para garantir conforto e o melhor desempenho dos atletas. Mas para começar a procurar o tênis ideal, antes de qualquer coisa, é imprescindível notar dois pontos: primeiro, observar se o calçado fica confortável nos pés. Em segundo lugar, conhecer a maneira como você pisa no chão é fundamental para saber qual o melhor tipo de calçado para o seu caso.

Além disso, a numeração correta faz a diferença. Observar sempre a questão da maciez e se o calçado se adapta bem ao tamanho e formato do seu pé. Nenhum calçado deve ser muito justo ou muito folgado. Porém, quando se trata de tênis, geralmente, compra-se sempre um número a mais do que o tamanho real. Isso evita que o calçado aperte em demasia ao ponto de prender a circulação de sangue nos seus pés.

Publicidade

Futebol: um esporte, várias especificidades

O formato e o material usado na fabricação dos tênis variam de acordo com cada esporte e a sua necessidade. No caso do futebol de salão, por exemplo, o solado do tênis é liso justamente para "agarrar" o chão. Enquanto o futebol society possui um número maior de travas para sustentar o atleta.

Publicidade

Nas chuteiras de campo as travas são maiores e em menor quantidade. Outro aspecto importante é observar se a chuteira é feita de couro e se possui um bico extremamente forte e rígido para garantir uma proteção maior do pé. Outros pontos também devem ser observados, como a tração adequada para cada modalidade, inclusive a posição de campo em que você irá jogar (meio de campo, defensor, atacante).

Corrida: pontos importantes para uma atividade simples

Em calçados de corrida, existem várias diferenciações. Inclusive, em relação ao próprio sistema de amortecimento. Existe o sistema de amortecimento simples ou emborrachado, que utiliza apenas gel. Existem também os sistemas a ar e wave, cuja sola é em formato de ondas e o amortecimento é feito pelas molas de pressão.

O tênis ideal para corridas deve ter na parte superior um tipo de tecido que possibilite a vazão para o ar por conta das transpirações. Esse tênis não deve ser feito em couro ou em tecidos fechados, justamente porque o ar da parte de dentro do sapato precisa sair para que a pele do pé possa ficar mais resfriada. Ficar atento a esses detalhes ajudam a preservar a saúde não só dos seus pés, mas das suas pernas, e principalmente, dos seus joelhos.

Basquete: marque seu ponto com a escolha certa

O tênis padrão para o basquete possui, geralmente, o cano mais alto, elevando a altura do sapato e evitando os mecanismos de torções durante a prática. A sola do tênis deve ser emborrachada para ser mais aderente ao chão e o material de fabricação pode ser de tecido, com pequenas fissuras para viabilizar a transpiração e refrigeração dos pés.

Além disso, é um diferencial se o tênis oferece um suporte ou mecanismo lateral para mudanças rápidas de direção, pois isso dá mais firmeza e controle para os movimentos laterais. Um sistema mais sofisticado para absorção de impactos também é conveniente quando se trata dessa modalidade esportiva ou de outras que precisam de movimentos mais agressivos.

Jogo de Tênis: um esporte de performance

Diferentemente do tênis para basquete, o jogo de tênis não necessita de um calçado com cano alto, porém, é de extrema importância observar se o sapato tem um solado que permite o deslizar do atleta, por conta dos movimentos ágeis que o esporte exige.

A sola não pode escorregar ou se agarrar muito no saibro. O tênis ideal para o jogo de tênis tem que oferecer estabilidade e conforto, além, é claro, de proporcionar agilidade para o atleta se movimentar em quadra. Existem outros detalhes no design do tênis que fazem a diferença em momentos decisivos da partida, como saques e movimentos laterais extremos.

Agora é só escolher o modelo ideal e aproveitar o cupom de desconto Centauro para se exercitar com economia!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.