Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Você sabe o que é pompoarismo? Ginástica para a região íntima é ensinada em academia

Movimentos fazem bem à saúde e melhoram a vida sexual 

Moda|Nathalia Ilovatte, do R7

Em São Paulo, mulheres de 20 a 74 anos aprendem juntas a movimentar a musculatura pélvica. Será que é difícil?
Em São Paulo, mulheres de 20 a 74 anos aprendem juntas a movimentar a musculatura pélvica. Será que é difícil? Em São Paulo, mulheres de 20 a 74 anos aprendem juntas a movimentar a musculatura pélvica. Será que é difícil?

Nada de bíceps, tríceps e lombar. Em uma academia paulistana, mulheres se reúnem com roupa de ginástica para malhar só a região íntima.

O pompoarismo, nome dado aos exercícios que movimentam a musculatura pélvica, traz benefícios à saúde e à vida sexual, e já ganhou tantas adeptas que a fisioterapeuta Lu Riva abriu em São Paulo a Lu Pompoar. A escola tem alunas de 20 a 74 anos e turmas de cerca de 6 pessoas. Muitas delas ganharam o curso de presente do namorado ou do marido.

— As mulheres aprendem a mover três principais aneis da vagina. Ela é um canal cilíndrico que tem de 12 a 15 aneis, e os movimentos são na entrada; atrás do clitóris; e um mais profundo, próximo do colo do útero.

Para quem nunca fez aulas de pompoarismo pode parecer impossível movimentar pontos do corpo que não são vistos e você sequer sabia que existiam. Mas Lu garante que não é difícil, especialmente com orientação profissional.

Publicidade

— Um dos exercícios é feito com a aluna sentada sobre a própria mão e sentindo o períneo. Ela tira todo o ar do baixo ventre e sente movimentar a entrada da vagina.

Ao contrário de muitas modalidades de ginástica, esta não envolve esgotamento físico e litros de suor. As aulas, segundo Lu, parecem um clube da Luluzinha, com mulheres fazendo amizades, trocando confidências e compartilhando os benefícios do pompoarismo.

Publicidade

— Conforme exercita a musculatura, a mulher desperta sensores nervosos internos e, com o tempo, tem mais prazer e libido. Ela também aprende a se mover de forma sensual e dá mais prazer ao companheiro.

As aulas beneficiam a autoestima feminina e o autoconhecimento. A falta dele, aliás, é para Lu o motivo da infelicidade sexual de boa parte dos brasileiros.

Publicidade

— A maioria das mulheres é muito travada e não se conhece. A exposição do corpo é cultural, mas a brasileira tem permissão só para ter seio e bumbum, a vagina ainda é um tabu. 

A fisioterapeuta recomenda que as mulheres interessadas procurem professoras especializadas em uroginecologia, mas quem não tiver acesso a grupos orientados por profissionais capacitados também pode tentar em casa, com livros que ensinam os exercícios.

Leia também

Mulheres com medo de sexo ganham centro de tratamento em SP

Maioria dos brasileiros está descontente com parceiro na cama, aponta pesquisa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.