Thais Carla no vídeo gravado diante do espelho
Reprodução/Instagram/@thaiscarlaThais Carla, de 31 anos, gravou um vídeo na manhã desta quinta-feira (9) em que aparece nua diante do espelho e contesta os ideais estéticos cultivados pela sociedade. Na gravação publicada nas redes sociais, a influenciadora digital e ativista do movimento body positive (positividade corporal, em português) incentivou o amor-próprio, independente da aprovação alheia.
Veja também
Nas imagens,Thais apareceu de frente e cobriu apenas os seios com as mãos."Estou aqui, nua, para dizer: você já se olhou no espelho hoje? É, meu amor, você não depende da aprovação dos outros para se sentir bonita. Bora se olhar, bora se enxergar. Você é bela da sua maneira. Seja com peito caído, com barriga, com estria, você é bela, meu amor", afirmou.
"Não deixe o padrão de beleza te levar ao abismo", escreveu ela na gravação. "Então, faça isso todos os dias... se olhe no espelho e diga pra si o quanto você é bonita", reforçou.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A morte da influenciadora Luana Andrade, aos 29 anos, por embolia gordurosa durante uma cirurgia de lipoaspiração nos joelhos, reascendeu nas redes sociais a discussão sobre pressão estética.
Uma amiga de Luana revelou que ela tinha lipedema — doença inflamatória caracterizada pelo acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo — no joelho e se sentia insegura por causa disso.
Além de um possível incômodo estético, a condição traz desconfortos físicos que podem afetar o dia a dia de mulheres, como explicou a médica-cirurgiã vascular Carol Madergan, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, em entrevista ao R7.
Luana recorreu à cirurgia plástica para remover o lipedema. Contudo, a doença pode ser tratada por meio da mudança de hábitos alimentares e prática regular de exercícios físicos.
O fato de a influenciadora ter optado pela lipoaspiração — que traz um resultado mais rápido, porém oferece diversos riscos, como tdo procedimento invasivo — pode estar relacionado à pressão estética.
Ainda em conversa com o R7, a terapeuta familiar Marlene Oliveira alertou para o círculo nocivo do padrão social de beleza, que faz com que as mulheres acreditem não serem bonitas o suficiente. Isso alimenta a indústria da beleza e incentiva a busca por tratamentos, procedimentos e cirurgias que vão aproximar as mulheres desse padrão comercializado.
"[Isso faz com que] as mulheres nunca fiquem satisfeitas. Elas estão sempre procurando mais, e isso causa um sofrimento gigantesco. Inclusive, sendo gatilho para quadros psiquiátricos graves. O transtorno alimentar, por exemplo, tem como uma de suas raízes a pressão estética. A pessoa busca de forma incessante chegar a um determinado peso de maneira muito dolorosa", explica Marlene.