Patricia Lages Análise: eleitor de Lula desconhece ideologias apoiadas por ele

Análise: eleitor de Lula desconhece ideologias apoiadas por ele

Petista apoia mudança na lei de drogas, descriminalização de "pequenos" furtos, ideologia de gênero e medidas reprováveis

Não se pode dizer que Lula é ex-presidiário

Não se pode dizer que Lula é ex-presidiário

Miguel Schincariol/AFP - 24.10.2022

Não é à toa que estas eleições já podem ser consideradas as mais manipuladas da história do país. Dia após dia, um dos lados é cada vez mais censurado, enquanto o outro não apresenta nem sequer seu plano de governo, além de evitar a qualquer preço que suas verdadeiras ideias apareçam. Atualmente, por exemplo, não se pode dizer que Lula é um ex-presidiário (ainda que ele seja), mas pode-se dizer o que quiser a respeito do outro candidato (ainda que ele não seja).

A censura está tão explícita que até mesmo a mídia internacional está repercutindo, a exemplo de uma matéria do Wall Street Journal que condena o autoritarismo do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). “A Constituição do Brasil proíbe a censura, e a repressão descarada do tribunal à liberdade de expressão alarmou a nação. Mas o juiz [Alexandre] de Moraes, que também é presidente do STF, não dá sinais de recuar”, diz a matéria do jornal americano.

A campanha do lado conservador também está proibida pelo TSE de veicular vídeos e matérias em que o próprio Lula aparece defendendo ideias que, agora, convenientemente ele nega. Nada de vincular Lula ao aborto — que ele já defendeu como questão de saúde pública —, nada de mostrar vídeos em que ele minimiza o roubo — a exemplo do discurso em que disse estar cansado de ver jovem sendo preso “só porque roubou um celular” — e nada de mencionar a ideia do PT de mudar a lei de drogas para reduzir o encarceramento. E, claro, nada de lembrar que Lula é amigo e admirador de ditadores como Fidel Castro e Daniel Ortega.

A razão dessas proibições é que são informações falsas? Não, nenhuma dessas afirmações é falsa. Seria, então, por se tratar de manipulação de informações ou montagens? Também não, pois os vídeos exibem trechos sem cortes, e as matérias que estavam sendo utilizadas eram reais, extraídas de diversos veículos de comunicação. Então, por que não podem aparecer? Você acha mesmo isso normal? E o que dizer da nova determinação do TSE de que todas postagens em que Lula aparece usando o boné CPX sejam removidas? Ué, a sigla não significava apenas “Complexo do Alemão”? Por que não pode mais aparecer? De novo: você realmente acha isso normal?

Como pode ser justa a proibição da difusão de informações reais e fotos do próprio Lula? E como pode haver sentido em que o partido de Lula entre na Justiça para censurar vídeos e matérias do próprio Lula? Não seria simplesmente porque, neste momento, não convém que o eleitor saiba quais são as reais ideias que Lula aprova e apoia?

O próprio TSE, ao censurar informações da produtora Brasil Paralelo que vinculam Lula a esquemas de corrupção praticados em seu governo, afirmou que o conteúdo não é falso, mas sim que seria “desordem informacional” e que poderia levar algumas pessoas a tirar conclusões falsas. Mas que sentido há em achar que pessoas tirarão conclusões falsas a partir de informações verdadeiras?

A verdade é que a maioria dos brasileiros não quer políticas que minimizem o roubo ou que facilitem o desencarceramento e o acesso às drogas. A maioria dos brasileiros não quer que seus filhos deixem de aprender disciplinas necessárias no ambiente escolar para, em vez disso, aprender ideologia de gênero. A maioria dos brasileiros não quer censura, mas foi levada a crer que o que está acontecendo são medidas apenas para “evitar fake news”, quando, na verdade, está sendo proibida a veiculação de fatos reais, com o perdão da redundância.

Há muitos eleitores de Lula que, se conhecessem de fato as ideias que ele e seu partido defendem, deixariam de ser eleitores de Lula. Se muitos eleitores de Lula perceberem que ele está escondendo seu plano de governo, deixariam de ser eleitores de Lula, afinal de contas, ninguém assina cheque em branco. Por fim, há muitos eleitores de Lula que só são eleitores de Lula porque foram levados a odiar seu adversário com narrativas sem pé nem cabeça, ao mesmo tempo que foram apresentados a um falso Lula, em uma campanha em que é proibido levar a público o que o próprio Lula disse.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas

    http://meuestilo.r7.com/patricia-lages