Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: “Meu namorado me explora, mas não vivo sem ele!”

Apesar de todas as estatísticas negativas, grande parte das mulheres não leva em consideração os sinais de irresponsabilidade financeira de seus parceiros

Patricia Lages|Patricia Lages, do R7

problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo
problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo

Em 2012, quando lancei um blog de educação financeira, eu não tinha a menor ideia do número de pessoas que me escreveria pedindo conselhos sobre a vida amorosa... Mas, na verdade, é bem fácil entender o motivo, afinal, problemas financeiros são a segunda maior causa de divórcios no mundo.

Apesar de todas as estatísticas negativas, grande parte das mulheres não leva em consideração os sinais de irresponsabilidade financeira que o parceiro emite desde a época do namoro e que, fatalmente, irão afetar o casamento.

Como escrevo para mulheres, é delas que recebo regularmente mensagens como:

“Meu parceiro nunca tem dinheiro para mim, mas para os amigos ele paga tudo.”

Publicidade

“Meu namorado vem para a minha casa sexta à noite e só vai embora segunda de manhã. Come, bebe, toma banho, assiste TV, traz roupa para eu lavar e passar, mas não dá 1 real de ajuda. Acho um absurdo, mas o que posso fazer?”

“Sou noiva, mas estou comprando tudo sozinha. Meu noivo não se mexe e eu estou me endividando muito. Mas se não for assim, não vamos casar nunca!”

Publicidade

“Estou namorando há três semanas e descobri que ele está muito endividado. Quando toquei no assunto, ele disse que, se eu o amo de verdade, devo ajudá-lo a pagar, pois estamos juntos. O que eu faço?”

Várias coisas me intrigam nesse tipo de mensagem e vou enumerar algumas delas antes de revelar o que me deixa mais perplexa:

Publicidade

• A ocorrência de fatos como esses é enorme, ou seja, em pleno 2018 um número assustador de mulheres se sujeita a esse tipo de relacionamento;

• Geralmente o namoro é muito recente, coisa de semanas, quando não ainda nem existe um compromisso sério, ou muito longo, se arrastando por anos a fio e fazendo com que a mulher se acostume a essas rotinas tóxicas;

• Elas não enxergam um palmo diante do nariz, mas ainda veem futuro para uma relação dessas.

Mas o que me deixa mais surpresa com tudo isso é que, quando pergunto por que elas estão levando esse relacionamento adiante, mais de 90% delas se dizem presas à pessoa que as explora, com frases do tipo:

“Sem ele eu não vivo!”

“Acredito piamente que ele vai mudar um dia.”

“Assumi um compromisso e não vou voltar atrás.”

“A família dele é ótima e já me acostumei em fazer parte.”

O mais curioso é que, quando isso acontece com mulheres casadas, que realmente assumiram um compromisso sério, dificilmente se considera a mudança do marido, o fato de não fazer mais parte da família etc. Por muito menos, mulheres em todas as partes do mundo pedem o divórcio todos os dias e partem para outra.

E a minha pergunta é: por que abrir mão de um compromisso sério como o casamento é tão fácil enquanto terminar um namoro sem futuro é tão difícil?

Se você está vivendo um namoro ou noivado abusivo, violento ou com algum tipo de exploração, repense e tome a melhor decisão, pois você sabe qual é. E se você é casada e tem sofrido por causa de problemas financeiros, aconselho a se organizar acompanhando as dicas do meu blog. Vale a pena lutar para reverter a situação.

Visite meu blog:

http://www.bolsablindada.com.br

Siga-me nas redes:

Facebook: https://www.facebook.com/BolsaBlindada

Instagram: https://www.instagram.com/patricialagesoficial

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.