Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Análise: Quanto mais Lula fala, mais seus oponentes vibram

De improviso e sem contar com discursos escritos por publicitários e assessores, quando Lula diz o que pensa seus opositores se deleitam

Patricia Lages|Do R7

O ex-presidente Lula e seus aliados
O ex-presidente Lula e seus aliados O ex-presidente Lula e seus aliados

Não é de hoje que Luiz Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista, ex-metalúrgico e ex-condenado, se dá mal quando resolve dizer o que pensa. E sempre que improvisa, deixando escapar suas reais opiniões, seus opositores comemoram. Vale relembrar algumas frases ditas pelo petista.

“O Hitler, mesmo errado, tinha aquilo que eu admiro num homem, o fogo de se propor a fazer alguma coisa e tentar fazer.” – em 1979, se referindo a um dos maiores genocidas da história.

“Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele.” – em janeiro de 2010, sob o total silêncio das feministas.

“Tem gente que acha que não pode fazer Olimpíada porque não tem hospital. Sinceramente, eu acho isso um retrocesso.” – em 2013, defendendo a realização da Copa 2014 e da Olimpíada 2016 no Brasil, independentemente dos “nossos problemas internos”.

Publicidade

“Se o cara perguntasse a fonte a gente não tinha, mas a gente ia dizendo números!” – em 2015, debochando do fato inventar dados em seus discursos e debates.

“Em vez de carne todo dia, o pobre às vezes só vai ter arroz.” – em 2015, quando tentava relativizar a miséria durante o governo Dilma.

Publicidade

“Político, por mais ladrão que seja, é melhor do que um concursado.” – em 2016, ao se defender das acusações de liderar o esquema de corrupção investigado pela Lava Jato.

“Eu não posso ver mais jovem de 14, 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia porque roubou um celular." – em 2019, tentando vitimizar o assaltante. 

Publicidade

“Ainda bem que a natureza criou esse monstro chamado coronavírus” – em 2020, ao usar o vírus como “aliado” em expôr a suposta ineficiência do atual governo.

“Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Qual a lógica?” – em 2021, ao defender o ditador nicaraguense que prendeu os adversários para ganhar as eleições.

“A chamada classe média ostenta muito um padrão de vida acima do necessário. Uma televisão já tá boa.” – em 2022, criticando a classe média que, para ele, deveria ser “mais humilde”.

“Ele não gosta de gente, ele gosta de policial.” – há poucos dias, se referindo a Jair Bolsonaro. Já em sua época como presidente, Lula disse que: “policial só bate em quem tem que bater”.

Só neste ano, Lula classificou as pautas de família e valores como “atrasadas” e “retrógradas”; atiçou sindicalistas a irem à casa de deputados para “incomodar” e “constranger” os parlamentares e suas famílias; defendeu o aborto de forma irrestrita; se posicionou contra a redução de impostos; afirmou que resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia em um boteco, tomando cerveja e sugeriu a limitação do consumo para que as pessoas não possam comprar “barcos de US$ 400 milhões”.

“Fale mais, Lula”, é a única coisa que pedem seus opositores.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.