Adega do Déco Dica de Páscoa: Como Harmonizar Chocolates com Vinhos!

Dica de Páscoa: Como Harmonizar Chocolates com Vinhos!

Chocolate é um alimento que muita gente tem dúvidas de como harmonizar. E não é por acaso, afinal, é um bicho realmente difícil de domar com muitos tipos de vinhos.

Harmonização de Vinho e Chocolate

Harmonização de Vinho e Chocolate

Vinho e Chocolate combinam? Claro que sim, más é preciso muita atenção pois por ser doce e ter muita intensidade de sabor, ele requer algum cuidado. E como estamos na Páscoa e amanhã é dia de muitos ovos de páscoa, ressolvi colcoar aqui algumas opções para poderem testar.

Via de regra - e sempre digo que quando o assunto é vinho não podemos generalizar nunca - alimentos doces devem ir com vinhos doces, pois o principal componente aqui a ser considerado é o açúcar. E o vinho doce que harmonizará melhor com cada comida doce dependerá do grau de doçura e de intensidade de cada um. Ah, e além disso, tem o nível de gordura dos chocolates! Então como o assunto é complexo e cheio de alternativas, vou resumir os principais tipos de chocolate e os principais vinhos que podem caminhar bem nesta jornada. Mas já digo de antemão que eu, Déco, prefio focar as harmonizações de chocolates sempre com vinhos doces ou doces fortificados (Porto, Madeira, PX), ms existem alguns tintos secos que podem ficar bons, mas é mais difícil de acertar.

Chocolate Branco

Normalmente, o chocolate branco é um dos mais doces e gordurosos que existem, pois é feito com manteiga de cacau, açúcar e leite. Mas eles não tem a intensidade de sabor dos chocolates pretos. Sendo assim, eles pedem vinhos de menos intensidade, mas de mais doçura. Não é pela cor de ambos, mas o Vinho do Porto branco vai super bem. Vinhos doces como moscatéis (espumantes moscatéis também) e os vinhos de colheita tardia (Late Harvest), Sauternes e Tokajis são boas escolhas.

Chocolates ao Leite

São também chocolates bem doces, mas com intensidade de sabor maior que os brancos. Por isso, precisa de vinhos com boa dose de doçura e intensidade. Vinhos do Porto mais jovens como os Reservas, Rubys, LBV's mais recentes são ótimas opções. Os vinhos PX produzidos na região de Jerez (Espanha) são ótimas opçõess também, assim como os Banyuls produzidos no sulda França e os Vinhos portugueses da Madeira classificados como Doces. Os Late Harvest que mencionei com os brancos também podem ir bem, mas aí eu deixaria para os de maior intensidade aromática como os Sauternes e Tokajis.

Harmonização de Vinho e Chocolate

Harmonização de Vinho e Chocolate

Chocolates Meio Amargos

Hoje em dia existem N tipos de chocolates meio amargos. Eles são classificados de acordo com a quantidade de cacau. Ou seja, quanto maior a porcentagem de cacau, menor a doçura dele e gordura dele e maior a intensidade de sabor. Com isso, precisamos de vinhos com grande intensidade como os Portos Tawny por exemplo. Mas se você é daqueles que prefere o vinho seco, é aqui que ele pode se encaixar, pelo fato do chcolate ser menos doce. Então vinhos como Malbec e Syrah, de preferência com passagem por barricas, podem ir bem!

Chocolates Pedaços de Outros Alimentos

Depende muito do recheio ou dos pedaços. Vale a máxima de sentir qual sabor predomina, então se for algo bem doce, vá pra os vinhos mais doces. Se forem nuts por exemplo (amêndoas, nozes, castanhas), que tem sabores mais delicados, dê preferência ao tipo de chocolate, mas sabendo que os vinhos do Porto mais velhos e os Tawnys nos leva a aromas de frutas secas e nuts e podem ser boas opções.

Como puderam ver, as opções são inúmeras e as variáveis, idem! Testem, façam experiências, brinquem com as sensações. Esta é a chave para uma boa harmonização, lembrando da regra número 1: A mlehor harmonização é aquela que você gostou e está afim de fazer!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas