Adega do Déco Saiba quais são os vinhos ideais para combinar com a sua ceia de Natal

Saiba quais são os vinhos ideais para combinar com a sua ceia de Natal

Com a chegada do final do ano, ter a companhia de um bom vinho é essencial 

  • Adega do Déco | André Rossi

Vinho ideal para a ceia de Natal

Vinho ideal para a ceia de Natal

Reprodução/ Freepik

Dezembro é aquele mês de orgias gastronômicas sem fim! Algumas comidas estão sempre presentes, e muita gente fica em dúvida de que vinho servir com cada uma delas. Então listarei aqui algumas das mais tradicionais e quais tipos de vinho tendem a ir melhor com cada uma delas.

Lembrando, novamente, que isso é algo muito pessoal, e o importante é comer aquele prato de que estamos com vontade, com o vinho que queremos!

Tender e pernil são carnes de porco, ou seja, são carnes gordurosas, que pedem vinhos com mais acidez para contrastar com essa gordura. Esses pratos são intensos, e os vinhos devem possuir uma boa intensidade, para poder equilibrar na boca, como os brancos feitos de uva riesling, chardonnay ou semillon. Esses dois últimos, por terem certa passagem por madeira, ou até mesmo tintos leves, como o pinot noir, harmonizam superbem com esse tipo de prato.

Peru e chester são mais leves e são aves. Assim, para eles, podemos pensar em vinhos brancos mais leves, espumantes e rosés. Boas pedidas são os vinhos brancos, como torrontés ⏤ uva branca mais importante da Argentina ⏤ ou sauvignon blanc, que costuma dar bebidas mais leves e bem aromáticas. Outra boa pedida são os espumantes ou rosés em geral.

Nozes, como amêndoas, castanhas e amendoins, são normalmente servidas como aperitivo, e devemos pensar em um vinho que vai abrir os trabalhos. Elas ficam ótimas com espumantes secos e com um Jerez fino ou Manzanilla, que são vinhos fortificados do sul da Espanha.

Por último, a parte doce da brincadeira: panetones e chocotones harmonizam bem com coisas diferentes. O panetone com frutas cristalizadas vai superbem com espumantes demi-séc, que têm aquela leve doçura, ou até mesmo algum vinho late harvest (colheita tardia). Já os chocotones vão muito bem com os vinhos do Porto. E, para quem for mais light e quiser ficar nas frutas, como cereja e lichia, um espumante moscatel cai como uma luva!

Tenho certeza que essas comidas, que já são bem gostosas, ficarão ainda melhores quando bem acompanhadas!

E desejo a todos, de coração, um feliz Natal, cheio de luz, paz ⏤ e bons vinhos, claro!!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas