Conheça 15 receitas de pão de queijo 

Faça pão de queijo tradicional, integral, de liquidificador, na airfryer, vegano, frito, gigante, chipa e até bolo de pão de queijo

Reprodução/ Divulgação

Quem é que não gosta de um pão de queijo? Com certeza, é a comidinha que mais faz falta quando você está viajando e bate aquela saudades de casa. Pode servir para acompanhar o café da manhã ou um cafezinho, ser um lanche da tarde, vir recheadão e até servir de almoço.

Nesse post, você vai aprender a fazer pão de queijo tradicional, integral, de liquidificador, na airfryer, vegano, chipa e até bolo de pão de queijo. Várias receitas vieram da minha irmã Helena Sordili, que é uma excelente cozinheira também.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

A origem do pão de queijo é um mistério, como tudo o que é muito antigo e popular. Mas há um consenso: nasceu em Minas Gerais, em meados do século XVIII, no período colonial. Nessa época, a região era rica em mandioca, que era usada para fazer vários tipos de farinha desde os índios, dentre elas o polvilho. Os queijos também eram abundantes na região, porque Minas Gerais já era um importante produtor de queijos, iguaria e processos trazidos pelos portugueses.

A combinação de polvilho e queijo foi questão de tempo e deu muito certo. O polvilho absorveu o líquido do queijo, formando uma massa homogênea. O queijo deu sabor e textura ao pão. E quanto mais queijudo o pão de queijo melhor.

As primeiras receitas de pão de queijo eram simples, feitas com polvilho, queijo e água - como tenho intolerância à lactose, sou a favor desse tipo. Com o tempo, as receitas foram se aprimorando e novos ingredientes foram sendo adicionados, como leite, óleo, ovos e sal.

DICAS:
• Use polvilho de boa qualidade;
• Polvilho azedo é fermentado e faz o pão crescer mais;
• O polvilho doce deixa o pão mais puxa-puxa;
• Por isso, gosto de misturar os dois tipos de polvilho quando tenho em casa;
• Para mim, pão de queijo deve ser feito com queijo canastra;
• Não deixe a massa esfriar muito antes de modelar os pães;
• Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de leite;
• Pode substituir o leite por algum leite vegetal sem açúcar;
• Pode substituir o leite por água e mais ovos até dar a medida igual em líquidos;
• Se a massa ficar muito mole, coloque em forminhas de empada untadas para assar;
• Se quiser, pode adicionar outros ingredientes à massa, como orégano, cebolinha ou bacon;
• As massas maleáveis, moldáveis, podem ser congeladas em bolinhas. Retire um pouco antes para assar em forno a 180ºC.

RECEITAS
1) Pão de queijo de 2 polvilhos

Ingredientes:
500 gramas de polvilho azedo
500 gramas de polvilho doce
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de sal
Queijo ralado a gosto (500 gramas não é demais)

Modo de preparo:
Em uma panela, leve a água, o leite, o óleo e o sal ao fogo médio até ferver. Em uma tigela grande, misture o polvilho azedo e o polvilho doce. Despeje a mistura de água e leite sobre o polvilho e mexa bem até formar uma massa homogênea. Adicione os ovos e misture bem. Em seguida, coloque o queijo ralado e misture até incorporar. Faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma untada com óleo. Leve ao forno médio, preaquecido a 200 graus Celsius, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

2) Pão de queijo crocante na airfryer
Ingredientes:
500 g de polvilho doce
500 g de polvilho azedo
600 ml de leite
200 ml de óleo
3 ovos
1 xícara de queijo ralado
Sal a gosto
Óleo para untar

Modo de preparo:
Misture o polvilho doce e o polvilho azedo em uma tigela grande, acrescente o sal e reserve. Leve o leite e o óleo para ferver e despeje-os bem quentes sobre o polvilho, mexendo até misturar. Espere a mistura esfriar e adicione os ovos e o queijo ralado. A massa vai ficar bem grudenta. Sove-a com as mãos até ela parar de grudar e se soltar da tigela. Faça as bolinhas, coloque em uma forma untada e leve para assar na airfryer pré-aquecida a 200 graus por cerca de 15 minutos. Depende do equipamento. Fique de olho a partir deste tempo. Essa receita rende de 60 a 80 pães de queijo. Se quiser congelar a massa crua, leve as bolinhas ao freezer em uma assadeira e, depois de congeladas, transfira-as para um saco plástico.

3) Pão de queijo de queijo minas
Ingredientes:
500 gramas de polvilho azedo
500 gramas de polvilho doce
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de sal
400 gramas de queijo minas ralado

Modo de preparo:
Em uma panela, leve a água, o leite, o óleo e o sal ao fogo médio até ferver. Em uma tigela grande, misture o polvilho azedo e o polvilho doce. Despeje a mistura de água e leite sobre o polvilho e mexa bem até formar uma massa homogênea. Adicione os ovos e misture bem.
Adicione o queijo minas ralado e misture bem. Faça bolinhas com a massa e coloque em uma forma untada com óleo. Leve ao forno médio, preaquecido a 200 graus Celsius, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

4) Pão de queijo com recheio
Ingredientes:
500 gramas de polvilho azedo
500 gramas de polvilho doce
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 colher (sopa) de sal
Queijo ralado a gosto
Recheio de sua preferência

Modo de preparo:
Em uma panela, leve a água, o leite, o óleo e o sal ao fogo médio até ferver. Em uma tigela grande, misture o polvilho azedo e o polvilho doce. Despeje a mistura de água e leite sobre o polvilho e mexa bem até formar uma massa homogênea. Adicione os ovos e misture bem. Faça bolinhas com a massa, abra no centro e coloque o recheio de sua preferência. Pode ser um quadradinho de queijo ou de linguiça frita, por exemplo. Feche as bolinhas e molde-as como desejar. Coloque as bolinhas em uma forma untada com óleo. Leve ao forno médio, preaquecido a 200 graus Celsius, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

5) Pão de queijo de polvilho azedo
Ingredientes:
500g de polvilho azedo
250ml de leite
125ml de óleo
1 colher de chá de sal
2 ovos
200g de queijo minas curado ralado

Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma panela, aqueça o leite, óleo e sal até ferver. Despeje a mistura líquida sobre o polvilho em uma tigela, mexendo até formar uma massa homogênea. Adicione os ovos, um de cada vez, misturando bem. Acrescente o queijo ralado à massa, incorporando-o de maneira uniforme. Modele bolinhas e coloque em uma assadeira untada. Asse por aproximadamente 25 minutos ou até que os pãezinhos fiquem dourados.

6) Pão de queijo de polvilho doce de Uberaba (MG) da Dona Marina
Ingredientes:
¾ de copo de água
¾ de copo de óleo
¾ de copo de leite
3 ovos em temperatura ambiente
1 pitada de sal
3 copos de queijo ralado (mineiro meia cura ou uma mistura de queijos fortes mais firmes, como parmesão ou canastra)
3 copos transbordando de polvilho doce (se for polvilho muito fino, colocar mais)

Modo de fazer:
Ferva os líquidos com uma pitada de sal. Derrame esse líquido quente no polvilho, aos poucos. Bata com batedeira de pão ou amasse na mão. Fica uma massa pesada, não molenga. Se você sentir que está mole, coloque mais polvilho. Deixe a massa esfriar. Coloque 3 copos de queijo ralado e os 3 ovos. Se sentir que ainda está mole, acrescenta 1 colher de polvilho. Se achar que está muito dura e pesada, adicionar 1 ovo. A massa tem que estar maleável para moldar as bolinhas. Pré-aqueça o forno a *220*°C. Unte as mãos com óleo e faça bolinhas. Coloque em uma forma untada, com distância de 2 centímetro entre as bolinhas. Deixe assar até crescer e ficar dourado.

7) Pão de queijo de mussarela
Ingredientes:
400g de mussarela
500g de polvilho azedo
2 ovos
100ml de água
100ml de leite
3/4 de xícara de óleo
1 colher cheia de café de sal

Modo de preparo:
Em uma panela, leve a água, o leite, o óleo e o sal ao fogo médio até ferver. Em uma tigela grande, misture o polvilho. Despeje a mistura de água e leite sobre o polvilho e mexa bem até formar uma massa homogênea. Adicione os ovos e misture bem. Faça bolinhas com a massa, abra no centro e coloque o recheio de sua preferência. Pode ser um quadradinho de queijo ou de linguiça frita, por exemplo. Feche as bolinhas e molde-as como desejar. Coloque as bolinhas em uma forma untada com óleo. Leve ao forno médio, preaquecido a 200 graus Celsius, por cerca de 20 minutos ou até dourar.

8) Pão de queijo de liquidificador
Ingredientes:
¾ de xícara (chá) de polvilho azedo
1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado grosso
1 ovo
½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
½ colher (chá) de sal

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com óleo 6 forminhas para cupcakes.
Reserve 2 colheres (sopa) do queijo meia-cura ralado para polvilhar sobre os pães de queijo.
Numa tigela pequena, quebre o ovo e transfira para o liquidificador. Junte o restante dos ingredientes e bata por cerca de 1 minuto, até que a mistura fique lisa.
Preencha as forminhas com a massa até completar cerca de ¾ do volume. Polvilhe o queijo ralado reservado sobre os pães de queijo e leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até inflar e dourar.
Retire as forminhas do forno e desenforme os pães de queijo ainda quentes. Sirva a seguir.

9) Pão de queijo de liquidificador da Helena
Ingredientes:
2 ovos
1 xícara de polvilho doce
1 xícara de polvilho azedo
1/4 xícara de óleo de canola ou azeite (eu prefiro o paladar do óleo)
1/4 xícara de leite
Sal a gosto
1 xícara de queijo ralado (eu usei queijo minas ralado na hora, misturado com um pouco de ricota)

Modo de fazer:
Misture tudo, menos o queijo e quando estiver com a massa homogênea, acrescente o queijo ralado. Coloque em forminhas individuais. Se for de silicone não precisa untar. Se for forminha de empada, unte levemente com óleo ou azeite. Asse em forno baixo, pré-aquecido.

10) Pão de queijo vegano da Helena
Ingredientes:
2 colheres (sopa) de Farinha de Arroz
1 colher (sopa) de polvilho azedo
1 colher (sopa) de farinha de tapioca
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
Temperos a gosto (sal, orégano, páprica)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e coloque em uma frigideira antiaderente, vire e asse o outro lado.

11) Pão de queijo integral da Helena
Ingredientes:
1/2 xícara (chá) de Farinha Integral de Trigo (grossa)
1 3/4 xícaras (chá) de polvilho (idealmente, coloque metade doce e metade azedo)
1/2 xícara de óleo
2 ovos
50 g de queijo parmesão ralado
50 g de ricota amassada
1/4 colher (sobremesa) de sal moído
1/2 xícara de leite de soja sem açúcar

Modo de preparo:
Ferva o leite, o sal e o óleo. Despeje  sobre o polvilho misturado com a farinha integral. Adicione os ovos e o queijo, misturando bem com as mãos. Modele os pãezinhos na forma desejada e leve a assar em forma sem untar. Forno quente por 20 minutos ou até dourar.
Rendimento 36 unidades.
Dica: A massa é um pouco pegajosa, a gente fica com vontade de colocar mais farinha mas NÃO coloque para não ficar massudo.

12) Bolo de queijo ou pão de queijo gigante da Helena
Ingredientes:
100ml de leite
100ml de óleo
2 ovos
100g de queijo parmesão ralado
250g de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
150g de queijo branco cortado em pequenos cubos (na receita original vai provolone mas quis suavizar)
150g de linguiça calabresa cortada em pequenos cubos e frita (sem óleo, só com um pouco de água para cozinhar e fritar na própria gordura)

Modo de preparo:
Frite a linguiça e reserve para esfriar. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de buraco no centro. Em um recipiente misture o queijo ralado + polvilho + sal + fermento em pó. No liquidificador bata por pelo menos um minuto o leite + ovos + óleo e depois misture aos secos que estão no recipiente. Agregue o queijo branco e a calabresa misturando bem com uma espátula. A massa fica pesada, não se assuste. Coloque na forma untada e enfarinhada e leve ao forno por 45 minutos.

13) Pão de queijo gigante de liquidificador
Ingredientes:
2/3 xícara de leite
2 ovos inteiros
1/3 xícara de óleo
100g de queijo ralado
2 xícaras de polvilho doce
Sal a gosto
1 colher (chá) de fermento químico (fermento de bolo)

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador e colocar em uma forma de buraco untada com óleo e polvilho. Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos.

14) Pão de queijo frito
Ingredientes:
1 1/2 xícara de polvilho azedo
1/2 xícara de polvilho doce
1/2 xícara de leite
1/2 de xícara de água
1/4 de xícara de óleo
1 ovo
1 colher de sopa de sal
300 gramas de queijo ralado da sua preferência (melhor que seja seco e bem salgadinho, como parmesão, meia cura ou canastra)
Óleo para fritar

Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite, a água, o óleo e o sal. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Retire do fogo e vá acrescentando aos poucos numa bacia sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até formar uma massa homogênea. Deixe a massa esfriar por cerca de 10 minutos. Acrescente o ovo e misture bem. Acrescente o queijo ralado e misture até incorporar. Faça bolinhas com a massa. Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio. Frite os pães de queijo até dourar. Escorra em papel toalha e sirva a seguir.

15) Chipa
Ingredientes:
1 xícara (chá) de polvilho azedo
3 xícaras (chá) de polvilho doce 
500 gramas de queijo colonial ralado grosso
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
150 ml de leite
50 gramas de margarina

Modo de preparo:
Misture o queijo com os ovos, o sal, a margarina e metade da quantidade de leite.
Adicione os dois polvilhos e misture, colocando também a outra parte do leite.
Misture a massa até que ela fique homogênea e não grude nas mãos.
Faça pequenos rolinhos, de mais ou menos 35 gramas cada, e os dobre em forma de ferradura. Coloque todas as chipas feitas em uma assadeira.
Leve ao forno pré-aquecido (190 °C) por 20 minutos ou até que as chipas estejam douradas.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas