Churrasco é a paixão nacional do brasileiro

Pesquisa feita pela Insureandgo com base 196 milhões de hashtags #TikTokFood revela o ranking da comida típica de cada país

Mapa das comidas mais postadas no TikTok na América do Sul

Mapa das comidas mais postadas no TikTok na América do Sul

Insureandgo/Divulgação

A culinária de um país nasce e se desenvolve a partir da fusão de vários elementos, como cultura, tradições e crenças. Temos no mundo mais de 4.000 culturas diferentes. Se levarmos isso para a comida, são mais de 4.000 experiências culinárias diversas quase em para qualquer lugar que a gente viaje.

Analisando mais de 2.600 prato, de 177 países, a seguradora de viagens inglesa Insureandgo criou os mapas que podemos ver neste post e que gerou o ranking das mais de 196 bilhões de visualizações sob a hashtag #TikTokFood, dentro do TikTok.

O prato mais visto de todos os tempos (com incríveis 6 bilhões de visualizações) é o ramen, um delicioso prato japonês versátil e reconfortante. Pode ser feito com muitos tipos de caldo e pode ser coberto com quase qualquer coisa que você goste, de carne de porco a tempura. Depois do hot dog, nos Estados Unidos, vem o churrasco brasileiro, em terceiro lugar no ranking de menções mundial.

Globalmente, são os pratos salgados que dominam a lista de comidas imperdíveis em cada país, observa o estudo, com os doces ficando no topo em apenas 38 locais. Veja o ranking das iguarias que estão nas primeiras colocações:
1. Ramen, Japão – 16,5 bilhões de visualizações
2. Hot Dogs, EUA – 10,2 bilhões de visualizações
3. Churrasco, Brasil – 8,3 bilhões de visualizações
4. Bubble Tea, Taiwan – 8,1 bilhões de visualizações
5. Bakso, Indonésia – 5,6 bilhões de visualizações
6. Kimchi, Coreia do Sul – 5 bilhões de visualizações
7. Döner, Turquia – 4,9 bilhões de visualizações
8. Asado, Argentina – 4,3 bilhões de visualizações
9. Chicharron, Espanha – 3,2 bilhões de visualizações
10. Tamales, México – 2,9 bilhões de visualizações
11. Sinigang, Filipinas – 2,7 bilhões de visualizações
12. Fufu, Gana – 2,6 bilhões de visualizações
13. Caviar, Rússia – 2,6 bilhões de visualizações
14. Pho, Vietnã – 2,3 bilhões de visualizações
15. Ceviche, Peru – 2,2 bilhões de visualizações

A culinária sul-americana é fortemente influenciada pela variação étnica do continente, com frutas frescas e tropicais, frutos do mar e uma abundância de carne. No Brasil e na Argentina , o gosto é semelhante, churrasco e assado, respectivamente, que se resumem a várias carnes preparadas em fogo aberto. No Peru, é o prato nacional é o ceviche, sem dúvida. Apenas um país na América do Sul tem uma guloseima doce como seu prato mais imperdível, o Uruguai. Bizcochos é um termo coletivo, referindo-se a pastéis amanteigados e folhados.

Chris Rolland, CEO da Insureandgo, acredita que o TikTok molda tendências de alimentação. “À medida que o TikTok continua a moldar tanto as tendências globais de viagens quanto de alimentos, é fascinante ver como pratos de todo o mundo capturaram os corações e apetites das pessoas em todos os lugares. De tamales no México a stroopwafels na Holanda, cada viagem ao exterior é uma aventura culinária esperando para acontecer”.

No Reino Unido, é o icônico fish and chips: peixe empanado servido com batatas fritas. A iguaria imperdível da Itália, surpreendentemente, não está relacionada a massa ou pizza. É o panetone. Em Portugal, vence a sopa chamada caldo verde.

Em Taiwan, a sensação é o bubble tea, aquele refresco colorido com bolas de tapioca preta mastigáveis. Taiwan criou a refrescante bebida no início dos anos 80, e desde então ela reina supremamente como uma iguaria imperdível no país que está em quarto lugar no ranking geral, logo atrás do churrasco brasileiro. Leia a pesquisa na íntegra.

Pesquisa revela o ranking da comida típica de cada país

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas