Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

2000 passos por dia são suficientes para diminuir o risco de morte prematura. Sabia?

Estudo recente mostra que a cada 2.000 passos diários o índice de mortes consideradas prematuras cai entre 8 e 11 por cento

Como Ser Saudável|Do R7

Atualmente praticamente todos os smartphones possuem a função "contador de passos". E não é simplesmente por ser um atrativo ou algo divertido. Esse aplicativo realmente pode auxiliar as pessoas a terem uma melhor qualidade de vida; e no caso desse estudo recente publicado no JAMA Neurology, diminuir o risco para mortes prematuras. 

Há cerca de 2 meses adquiri o hábito de acompanhar quantos passos dou diariamente e, acredite, me esforçar a completar a quantidade mínima estabelecida por mim TODOS OS DIAS, sem excessão. Eu já tinho lido algo sobre caminhar cerca de 10.000 passos por dia estar associado a uma redução na ocorrência de doenças cardiovasculares (incluindo doenças cardíacas e derrame), algus tipos de câncer e demência. Mas saber que 1/5 da quantidade pré-estabelecida já seria tão benéfico para o nosso organismo, me fez querer compartilhar correndo (desculpe o trocadilho) o resultado deste estudo!

A pesquisa envolveu cerca de 78.500 participantes, todos de meia idade ou mais velhos, que usavam um dispositivo no pulso para medir a atividade física e cuja saúde era monitorada por uma média de sete anos. Caminhar entre seis e oito quilômetros diariamente, equivalente a 10 mil passos, dependendo de cada pessoa, era uma meta de saúde e condicionamento físico.

Porém, estes novos estudos descobriram que os benefícios para a saúde também podem ser alcançados com menos passos. Veja alguns exempls:

Publicidade
Exemplo de relatório de contador de passos
Exemplo de relatório de contador de passos Exemplo de relatório de contador de passos

- caminhar cerca de 9.800 passos por dia reduziu o risco de demência em cerca de 50%;

- risco de demência foi reduzido em 25% para aqueles que caminharam apenas 3.800 passos por dia;

Publicidade

- caminhar em ritmo mais rápido ou com mais intensidade foi associado a um menor risco de doenças cardíacas, câncer e morte precoce

E não bastasse essa lista de benefícios para a saúde, trago mais um grande benefício das caminhadas diárias: PERDA DE PESO!

E então, o que você está esperando para contar seus passos diários?!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.