Como Ser Saudável Nunca é tarde para levantar pesos: corpos mais velhos ainda podem construir músculos

Nunca é tarde para levantar pesos: corpos mais velhos ainda podem construir músculos

Estudo descobriu que mesmo pessoas que nunca haviam treinado com pesos antes apresentaram ganhos significativos

Idosos acima de 60 podem começar a levantar pesos com segurança

Idosos acima de 60 podem começar a levantar pesos com segurança

PEXELS/ Kampus Production

Contrariando "ditos populares" e tantos outros "achismos", idosos acima de 60 anos podem começar a levantar pesos com segurança e construir rapidamente massa muscular, força e mobilidade substanciais. Um novo estudo sobre exercícios de resistência e idosos, liderado pelo professor de biologia humana da Universidade de Maastricht, na Holanda, Luc van Loon, descobriu que mesmo pessoas que nunca haviam treinado com pesos antes apresentaram ganhos significativos após terem iniciado um programa supervisionado de levantamento de peso três vezes por semana.

“Isso mostra que pessoas idosas saudáveis ​​podem responder ao treino de resistência, que os seus músculos ainda são plásticos”, disse Tom Ludbberg, investigador de exercícios no Instituto Karolinska, na Suécia, que não esteve envolvido no estudo.

Muitas vezes, presume-se que os idosos têm menos probabilidade de ganhar massa muscular e força. Essa ideia se consolidou, em parte, porque os idosos nessa faixa etária raramente eram estudados. 

Para investigar, o professor reuniu 29 homens e mulheres idosos e saudáveis. O estudo consistiu em dois grupos: “idosos mais jovens” incluíam 17 pessoas com idade entre 65 e 75 anos, e “idosos mais velhos” tinham pelo menos 85 anos. Nenhum participante apresentava doenças debilitantes e nenhum havia treinado regularmente com pesos antes.

Durante o estudo, os pesquisadores mediram a força e a massa muscular atuais de todos e, em seguida, apresentaram-nos ao treinamento com pesos, com uma rotina básica de resistência de corpo inteiro usando máquinas de ginástica, levantando peso três vezes por semana, durante 12 semanas.

Tanto o grupo dos idosos mais novos como dos idosos mais velhos responderam poderosamente ao programa de exercícios, surpreendendo os pesquisadores. Antes do início do estudo, Luc van Loon e os coautores esperavam que os homens e as mulheres mais velhos ganhassem força e massa, mas em menor grau do que entre as pessoas de 65 a 75 anos. No entanto, após três meses, as pessoas com 85 anos ou mais acumularam mais força e massa, em termos relativos, do que o grupo mais jovem!

Ou seja, o estudo provou que nunca é tarde para iniciar o treino em busca de uma vida mais saudável. Nosso corpo está em constante mudança e é capaz de coisas incríveis, desde que desafiado corretamente.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas