Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Teve Covid e ainda sente as sequelas?

A importância da alimentação na recuperação após a doença 

Como Ser Saudável|Do R7

Atualmente a pandemia de Covid-19 está controlada no Brasil, mas o vírus ainda circula por aí. Além do mais, muitas pessoas que foram contaminadas há tempos, até mais de 1 ano, ainda relatam sofrer com sequelas da doença. No meu caso, queda de cabelo e enfraquecimento das unhas persistiram por meses.

Mas sabe qual a boa notícia? A solução para recuperar a saúde que foi abalada é mais simples do que muitos pensam. Nada de remédios ou tratamentos complicados; uma alimentação adequada é a chave do sucesso para se livrar de vez da Síndrome Pós-Covid.

Nutricionista Leticia Manduca
Nutricionista Leticia Manduca Nutricionista Leticia Manduca

Conversei com a nutricionista Leticia Manduca que explicou o que acontece em nosso organismo após a contaminação pelo vírus e deu dicas maravilhosas para restabelecermos a saúde. Confere aí!

Letícia, em primeiro lugar, o que é a Síndrome Pós-Covid?

Publicidade

Devido ao estresse orgânico que a covid pode gerar no organismo, alguns sintomas são comuns aparecem após a infecção, como: queda de cabelo, unhas fracas ou fadiga. Devido a este cenário, o ideal é iniciar uma alimentação equilibrada com 5-6 refeições ao dia e uma boa hidratação. Recomenda-se cerca de 2 litros de água por dia. Outros pontos de atenção são a ansiedade, falta de apetite ou recuperação do paladar. Depende muito de cada caso, mas pode demorar cerca de 3 meses (ou até mais) para voltar ao normal. Para estes casos, recomendo aumentar o consumo de cítricos, chás e alimentos ricos em vitaminas do complexo B, tais como banana, aveia e ovos.

Após a doença, existe uma necessidade energética mínima? É necessário seguir uma alimentação específica?

Publicidade

O ideal é comer uma média de 2000 kcal por dia com 3-4 refeições e beber 2 litros de água. Frutas como banana e laranja e folhas verdes não podem faltar na lista. Recomendo chás como camomila e erva doce entre as refeições.

Alguns alimentos precisam ser evitados?

Publicidade

Sim, principalmente alimentos ricos em açúcar ou gorduras. Nesta fase devemos priorizar fibras e proteínas.

É verdade que a ingestão de proteínas precisa ser maior? Por que?

Dentre todos os grupos alimentares, deve ser aumentado o consumo de fibras e também de proteínas. Enfatizamos o consumo de proteínas devido a desnutrição orgânica que a covid pode gerar; é necessário reposição para aumento de massa magra, por exemplo. Ainda não existe uma recomendação específica em gramas por dia, mas o mínimo seria em torno de 80 -100g ou 2-3 porções, incluindo lácteos, ovos e carne de aves e peixes.

Com relação à suplementação alimentar. É recomendado o uso de vitamina D?

Precisa avaliar com exames a necessidade de suplementação. Caso esteja insuficiente, um especialista irá prescrever o suplemento necessário. Existem estudos recentes comparando o uso de vitamina C e Ômega 3, mas ainda é tudo muito novo, por isso seria indicada avaliação completa dos exames antes de iniciar a indicação dos suplementos.

Para finalizar nossa conversa, pedi à nutricionista Leticia Manduca que listasse 5 alimentos para incluir na dieta pós-covid:

1- Aveia

2- Ovo

3- Lentilha

4- Peixe

5- Banana

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.