DiFato Tudo Importa Doce, salgado ou em creme: conheça o super poder do abacate

Doce, salgado ou em creme: conheça o super poder do abacate

Uma ótima dica nas férias é revisitar os benefícios trazidos pela fruta que se tornou a queridinha das dietas e dos especialistas

Abacate pode ser usada em diversos tipos de receitas

Abacate pode ser usada em diversos tipos de receitas

Freepik

Ele já foi considerado o vilão das receitas, mas hoje é o queridinho dos nutricionistas. É super versátil e pode se encaixar entre doces, salgados e gelados. O abacate é uma fruta que auxilia na perda de peso e traz saciedade, o que o transforma em uma ótima opção para quem tenta se ajustar a um planejamento alimentar.

Vou ser sincero com vocês: abacate não era uma das minhas frutas favoritas, mas aos poucos foi conquistando meu coração e preferência ao entrar na minha rotina. Comecei com uma receita tradicional, a guacamole, e depois fui ousando nas misturas.

A partir dai percebi mudanças na minha disposição. O motivo? O abacate é uma fruta rica em gordura que auxilia no funcionamento do nosso organismo como fonte de energia (cada 100g de abacate tem 76Kcal), além de ser uma ótima fonte de vitaminas  A, C, E e complexo B, e minerais como potássio, fósforo e magnésio.

Monique Guerra é nutricionista e traz dicas de como transformar o abacate em aliado.

Monique Guerra é nutricionista e traz dicas de como transformar o abacate em aliado.

Arcevo Pessoal

Isso quer dizer que ele é um dos alimentos com alto índice de vantagens para a dieta e traz uma série de benefícios para o nosso organismo.

Exemplos desse poder: o abacate auxilia na saúde cardiovascular, ao ajudar a aumentar o colesterol HDL ("colesterol bom") e por ser rica em antioxidantes impede o acúmulo do colesterol LDL ("o ruim") em nossas artérias.

"O abacate também auxilia a nossa pele (por ser rica em vitaminas C e E), no funcionamento do intestino (rica em fibras), auxilia também nos nossos ossos e dentes (por ser rica em minerais), auxilia na visão (Vitamina A), e fortalece o nosso sintema imunológico (contém vitaminas B5, B6 e C)", relembra a nutricionista Monique Guerra.

Não existem restrições para o consumo do abacate, os especialistas usam apenas a palavra moderação, pois, mesmo sendo um alimento rico em vitaminas e minerais e com inúmeros benefícios à saúde, quando em excesso, pode trazer algum problema ao organismo. Quanto ao horário, tudo vai depender do paladar e de como a pessoa goste de consumi-lo.

“Eu mesma adoro a noite, pois faço guacamole e consumo junto a uma boa proteína, mas há quem prefira como vitamina ao acordar, ou apenas da fruta partida com leite e granola” acrescenta Monique.

E como consumir o abacate de forma criativa? Já que estamos em férias, podemos usá-lo em sorvetes, cremes, mousses, vitaminas e shakes.

Uma das receitas mais fáceis e rápidas de preparo e que será uma ótima opção para o lanche saudável no meio da tarde é de guacamole. Poucos ingredientes e 15 minutos de preparo. Você pode saborear na hora ou deixar uns minutinhos na geladeira.

Faça e me diga o que achou!

Guacamole é uma sugestão de receita rápida e prática para aproveitar nas férias.

Guacamole é uma sugestão de receita rápida e prática para aproveitar nas férias.

Flipar

Ingredientes
1 abacate brasileiro médio (ou 4 avocados)
1 cebola pequena
1 tomate grande sem sementes
2 dentes de alho bem socados
1 pimenta-malagueta sem sementes
azeite extra virgem
1 maço de coentro
suco de 1 limão grande
sal

Modo de preparo
Pra começar, amasse o abacate com um garfo, acrescente o alho, o suco de limão, o sal e use azeite a gosto. Misture até chegar a uma consistência de purê. Acrescente a cebola, o tomate, o coentro (picados em cubinhos) e a pimenta também bem picada. Misture todos os ingredientes ao purê até conseguir uma massa homogênea.

Use a criatividade para servir. Você pode usar tacos, bolachas de arroz, como acompanhamento do almoço ou jantar e até mesmo com biscoitos.

Últimas