DiFato Tudo Importa Os 12 maiores crimes do Brasil de uma forma que nunca foi contada

Os 12 maiores crimes do Brasil de uma forma que nunca foi contada

O Doc Investigação, produção feita pelo grupo RECORD, traz uma nova perspectiva jornalística sobre crimes que chocaram o país

True Crimes com enredo conciso e com um toque brasileiro.

True Crimes com enredo conciso e com um toque brasileiro.

Divulgação

Pistas, distúrbios, psicoses e sofrimento. O que se esconde por trás de crimes assustadores? O que nomes como Lázaro Barbosa, Bernardo Boldrini ou o ator Jeff Machado têm em comum? Talvez o fato de que, em algum momento, você pode ter parado para entender como essas pessoas se envolveram em crimes, seja como autores ou vítimas, e como tudo isso aconteceu...

Durante quase meio milênio, os detalhes das investigações sobre crimes chocantes alimentam a curiosidade de muitas pessoas, atraindo a atenção de quem busca compreender, de alguma forma, as explicações sobre como e por que crimes assim ocorrem. Isso é chamado de True Crimes e é explorado em diversos meios de comunicação.

O termo True Crime é uma expressão em inglês que significa "crimes reais". Envolve casos intrigantes ou comportamentos, como os de serial killers, que atraem a atenção de telespectadores ou leitores, destacando-se a crescente quantidade de livros, revistas e podcasts sobre o tema, devido à sua natureza cruel e próxima de muitas realidades sociais.

Esse fenômeno pode ser considerado como o fermento de um gênero jornalístico que parece não perder validade. Na era atual da internet, os documentários de True Crime proliferam com a mesma rapidez dos novos casos policiais. Contudo, quais são os casos que mais concentraram esforços de investigadores e jornalistas, e o que ainda não foi dito sobre eles?

A repórter investigativa Thais Furlan relata: "Recebi a missão - ao lado de uma equipe brilhante de jornalistas - de recontar 12 crimes que marcaram o país. Percorremos todas as regiões do Brasil, e também estivemos na Venezuela e Itália. Foram 8 meses de estrada! Mais de duzentas entrevistas. Encontramos vítimas, suspeitos, assassinos, presos inocentes."

O material produzido por ela reconta, com detalhes nunca abordados, grandes crimes que abalaram o Brasil e é um dos últimos projetos desenvolvidos para a plataforma de streaming PlayPlus, da RECORD.

Casos como o do menino Bernardo estão no catálogo da nova série

Casos como o do menino Bernardo estão no catálogo da nova série

Divulgação

O Doc Investigação apresenta uma série de entrevistas divididas em 12 capítulos, contendo relatos inéditos de familiares de vítimas de crimes bárbaros e também de criminosos que detalham a dor e o medo que causaram, revelando fatos até então obscuros e inéditos em cada caso.

A série de True Crimes da RECORD foi inicialmente planejada para o streaming, estreou na primeira quinzena de janeiro e em breve será exibida na TV aberta. A narrativa percorrerá casos emblemáticos e chocantes, como o da família Pesseghini. Em 2013, cinco pessoas foram encontradas mortas dentro de casa, na Brasilândia, zona norte de São Paulo. Entre as vítimas estavam os policiais militares Luís e Andréia Pesseghini. As investigações apontam um único assassino: o filho do casal, Marcelinho.

A série também abordará o enigmático caso Serrambi, no qual as adolescentes Maria Eduarda e Tarsila foram mortas no litoral pernambucano, além da história do ex-seminarista Gil Rugai, condenado por assassinar o pai e a madrasta em São Paulo. Doze casos chocantes que o PlayPlus apresenta sob uma nova perspectiva.

Thais Furlan participa de documentário do PlayPlus

Thais Furlan participa de documentário do PlayPlus

Divulgação Record

"Sou repórter setorista de polícia. É o que amo fazer. Faço investigação, direitos humanos, o dia a dia da polícia e assuntos de segurança pública. Sempre fiz isso, estou há 18 anos na RECORD. E me convidaram para esse projeto, nem acreditei. Para o repórter policial, poder participar de um projeto desse tamanho, sobre crimes reais, é como ganhar na loteria", diz Thais, que conta com mais de 20 anos de carreira.

Para assistir aos quatro primeiros capítulos, assine o PlayPlus. Por R$ 15,90, tenha acesso a um conteúdo que reúne produções originais em teledramaturgia, séries e conteúdo infantil. Dentro do catálogo, você também encontrará outros documentários em True Crimes, como "Os 20 Dias de Lázaro", no qual participo nas reportagens.

Então não perca os próximos capitulos da série. O 5º episódio do Doc Investigação, que vai ao ar neste domingo,  traz detalhes sobre o caso do pediatra condenado a 114 anos de prisão por abusar de seus pacientes. São revelações inéditas e chocantes do ex-médico Eugênio Chipkevitch e uma conversa com uma vítima 34 anos depois do abuso sexual. 

Últimas