É de comer Surto de bactéria Listeria em queijos mata duas pessoas nos EUA

Surto de bactéria Listeria em queijos mata duas pessoas nos EUA

Onze pessoas estão internadas por causa da contaminação. Órgão de controle sanitário norte-americano emitiu alerta nesta terça

  • É de comer | Camé Moraes

Queijo da Rizo-López Foods

Queijo da Rizo-López Foods

Reprodução/Instagram/@tiofranciscocheese

O CDC, centro de controle de doenças dos EUA, emitiu um alerta para contaminação pela bactéria Listeria em queijos de um fabricante famoso nos Estados Unidos: a Rizo-López Foods. A empresa fez recall de todos os queijos e outros produtos lácteos produzidos em suas instalações. Já são 26 casos notificados da doença, 23 internações e duas mortes. A contaminação já atingiu 11 estados.

Parece algo distante de nós aqui do Brasil, mas só quem já vivenciou os problemas que essa bactéria podem causar na saúde de uma pessoa sabe como é grave esse tipo de contaminação.  Nos EUA é a terceira causa de morte com origem alimentar entre a população.

É claro que ela é mais agressiva em quem tem algum comprometimento do sistema imunológico, mas ninguém está imune a esse tipo de doença. Pior: não dá pra perceber se o alimento que você está consumindo está ou não contaminado. É simplesmente uma questão de higiene do local que produz a comida.

Presente normalmente no nosso intestino, essa bactéria pode se espalhar para outros órgãos, fazendo um estrago considerável. Por isso, o alerta feito pelo CDC é considerado grave.

Os produtos foram vendidos nos EUA têm as seguintes marcas:
Camponês
Casa Cárdenas
Dom Francisco
Dos Ranchitos
El Huache
Cidade gastronômica
La Ordena
Rio Grande
Rizo Bros.
São Carlos
Santa Maria
Tio Francisco
365 Mercado de Alimentos Integrais

A Listeria pode ser perigosa principalmente para grávidas, pessoas com 65 anos ou mais, ou com sistema imunológico enfraquecido. Em alguns casos, a Listeria se espalha para outras partes do corpo, resultando em uma condição grave conhecida como listeriose invasiva.

Os sintomas geralmente começam duas semanas após a ingestão de alimentos contaminados com Listeria, mas podem começar no mesmo dia ou até 10 semanas depois.

Os principais sintomas são febre, dores musculares, cansaço, dor de cabeça, rigidez no pescoço, confusão, perda de equilíbrio ou convulsões — em casos mais graves.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas